Artigos

Branqueamento de capitais

Faz falta um eficaz programa de combate ao branqueamento de capitais. Milhares de milhões de euros, somas geradas por práticas ilícitas, entram nos circuitos legais dos negócios e tendem a envolver uma parte importante da economia no mundo da criminalidade. Isto é, trata-se da “lavagem do dinheiro” em que muito dinheiro classificado como sujo, através de lavandarias altamente especializadas, passa a limpo. Por meandros astuciosos, através de várias praças financeiras e paraísos fiscais, as atividades e dinheiros ilícitos minam e se interligam com o sistema económico e financeiro e com o poder económico e político, fomentam a corrupção, comprometem a própria democracia.

A recente iniciativa promovida pela Ordem dos Advogados centrou-se nas diretivas europeias para a prevenção de situações de branqueamento de capitais. O Conselho Regional da Madeira, para as suas “Jornadas sobre Branqueamento de Capitais”, convidou para intervir o Procurador da República Rosário Teixeira que apontou a Zona Franca da Madeira como território usado para a evasão fiscal e para branquear capitais. E, na verdade, a vida tem vindo a demonstrar como eram fundados os seus assertivos alertas: nos dias seguintes, foi notícia que a “Máfia italiana usou a Madeira” para lavar mais de 16 milhões de euros, através de um esquema ardiloso para simular vendas envolvendo empresas registadas nesta Região, em burla com fundos da União Europeia; foi publicada no DN uma investigação sobre a acusação de crimes de fraude fiscal, dirigida pelo próprio Rosário Teixeira, com relação a empresas de diversas praças financeiras e à sociedade desportiva do Marítimo, envolvendo milhões de euros…

A amplitude do problema deveria requerer uma reforçada vontade política para atacar os poderosos meios que favorecem o branqueamento de capitais. E embora se registem singelos avanços em alguma da legislação, a concretização da resposta política que a dimensão do problema do branqueamento de capitais e a perspetiva do seu agravamento impõem, exigia orientações, iniciativas e medidas ajustadas, que a governação não quer. Por interesses “de classe”, falta vontade política.

Fechar Menu