Orçamento do Estado Madeira

Deputados do PSD “colocam a Madeira em primeiro lugar”

Líder do PSD afirma, em comunicado, que o PSD está ao serviço do povo madeirense e dos interesses da Região

None

Miguel Albuquerque, na qualidade de presidente do PSD-Madeira, assina um comunicado onde reafirma que os deputados do seu partido “estão, como sempre estiveram, ao serviço do povo Madeirense e dos superiores interesses da Região”.

O líder social-democrata recorda que a Região e o seu Governo têm “actuado praticamente sem nenhuma ajuda do Estado português, quer no quadro da luta contra a pandemia, quer na resposta social e económica”, pelo que a posição dos Deputados do PSD/Madeira “dependerá sempre da avaliação política em cada momento”.

Significa que os deputados madeirenses na Assembleia da República “continuarão a tomar todas as posições políticas que se imponham, para defender a Madeira”, assegura Miguel Albuquerque, dando como exemplo a votação desta manhã, no quadro do Orçamento de Estado para 2021.

Por isso, alerta para “idênticas tomadas de posição (como por exemplo no Orçamento Retificativo de 2015 e no Orçamento de Estado de 2020), dissonantes da posição do Partido a nível nacional”, que não são inéditas e “confirmam o único compromisso dos nossos eleitos: o de colocar a Madeira em primeiro lugar. Sempre”.

Primeiro contra e depois a favor

O comunicado surge depois do que sucedeu na manhã de hoje, na votação do Orçamento do Estado para 2021, em que os deputados sociais-democratas eleitos pela Região votaram num primeiro momento desalinhados com a direção da bancada numa proposta de alteração e instantes depois mudaram o sentido de voto.

Ainda no período de votações na especialidade, e num primeiro momento, os três deputados eleitos pela Madeira votaram, ao lado do PS, contra uma proposta de alteração para anular a transferência de 476 milhões de euros do Fundo da Resolução destinada ao Novo Banco. A proposta, que teve os votos favoráveis do PSD, foi dada como rejeitada.

Contudo, instantes depois, a deputada do PSD/Madeira Sara Madruga da Costa pediu "só um momento" enquanto falava ao telefone e informou em seguida a mesa que os três deputados eleitos pelo PSD/Madeira mudavam o sentido de voto para o voto a favor, ao lado da direção do PSD.

Perante a confusão instalada, e que mereceu críticas por parte do presidente da Assembleia da República, o deputado do PSD Duarte Pacheco sugeriu para que se repetisse a votação e a proposta acabaria por ser aprovada.

O Orçamento do Estado para 2021 foi aprovado em votação final global apenas com os votos favoráveis do PS, e com a abstenção do PCP, PEV, PAN e das duas deputadas não inscritas.

Votaram contra os deputados do PSD, BE, CDS, Iniciativa Liberal e Chega.

Fechar Menu