Coronavírus Madeira

Não existe descontrolo ou cadeias de transmissão activas nas escolas da Madeira

A garantia é dada pela Secretaria da Educação

None

A Secretaria Regional de Educação garante que, até agora, não existe descontrolo ou cadeias de transmissão activas nas escola da Madeira devido à covid-19. 

"Até agora não surgiu, em nenhum estabelecimento de ensino qualquer situação de descontrolo, nem existem quaisquer cadeias de transmissão ativas, sendo que o número de casos reportados ao universo estudantil na sua maioria tem origem na comunidade externa à escola", diz através de um comunicado de imprensa.

Além disso, refere que "em todas as situações, até agora reportadas, os encarregados de educação avisam atempadamente o estabelecimento de ensino, no qual são imediatamente accionadas as medidas preventivas que se impõem".

A Secretaria Regional de Educação acrescenta ainda que "não havendo até agora, transmissão comunitária activa na RAM, e tendo havido resposta positiva às situações ocorridas pelo actual sistema implementado, seria contraproducente suspender as aulas presenciais ou introduzir factores que conduzam à aglomeração de pessoas em espaços não controláveis".

"Para a segurança da comunidade educativa e famílias é mais adequado, do ponto de vista preventivo perante o actual cenário pandémico, a continuação de aulas presenciais", sustenta.

Além disso, afirma que "na Região, até à data, só cerca de 2% dos alunos (800 alunos) é que estiveram em aulas não presenciais como resultado da activação dos planos de contingência". "Ou seja, um número residual", refere.

"Assim, não se justificam a aplicação na Região das tolerâncias de ponto, da limitação de circulação de cidadãos entre concelhos e dos consequentes confinamentos, decretados pelo Governo da República com o objectivo de mitigar o alastrar da situação pandémica no território continental, onde a situação é muito mais grave do que na RAM", acrescenta.

Além disso, garante que "todos os estabelecimentos de ensino na Região Autónoma da Madeira, no actual quadro pandémico, estão munidos de planos de contingência que estabelecem os procedimentos e as medidas profiláticas adequadas". 

Fechar Menu