5 Sentidos

Arquivo e Biblioteca da Madeira é "porta da sociedade ao conhecimento"

Igreja de São Jorge fez depósito de colecção de livros no Arquivo Regional

None

Esta sexta-feira, dia 23 de Outubro, a Fábrica Paroquial da Igreja de São Jorge celebrou um contrato de depósito com a Direcção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (ABM).

Em causa está uma colecção de livros litúrgicos da Igreja Católica entre 1726 e 1958, entregue pelo Padre Ronald Isaías Alves Vieira, que após tratamento estará disponível à consulta pública.

O secretário Regional de Turismo e Cultura marcou presença na assinatura que teve lugar no Arquivo e Biblioteca da Madeira.

Na ocasião, Eduardo Jesus sublinhou que o número crescente de doações e depósitos no Arquivo Regional por parte de várias entidades traduz o "reconhecimento da competência desta casa" e a "confiança que a mesma merece".

Por outro lado, destaca a "abertura à sociedade do ABM", sob o ponto de vista da consulta da informação.

"O Arquivo e Biblioteca da Madeira não é um sítio onde se tratam coisas, onde se guardam coisas, onde se acarinham coisas. É também uma porta da sociedade ao conhecimento"

A referida colecção é composta por: missais romanos, livros de cânticos, fragmento de livro de cânticos e quatro estampas das estações da Via Sacra, sendo que o fragmento de livro de cânticos é, certamente, anterior. Após análise paleográfica, calcula-se que seja dos finais do séc. XV ou séc. XVI.

Fechar Menu