Madeira

SESARAM diz que já recebeu mais de 25 mil vacinas

Serviço Regional de Saúde já vacinou mais de 18 mil pessoas

None Ver Galeria

O Serviço de Saúde da RAM garante que já recebeu mais de 25 mil vacinas, ou seja, cerca de 50% do valor total de vacinas adquiridas pelo Governo Regional para este outono/inverno (56 mil vacinas).

Para a próxima semana está já programada a recepção de mais 5.000 vacinas, acrescenta o SESARAM através de comunicado, dois dias depois de o DIÁRIO avançar com a notícia de que a Região só dispõe de 13% das vacinas anunciadas. Acrescenta o SESARAM que se mantém "o normal cumprimento do cronograma assumido com a indústria farmacêutica fornecedora das vacinas".

"Ao contrário do que foi publicado por um órgão de comunicação social as 7 mil vacinas recebidas correspondem à primeira tranche recebida pela Região na semana anterior ao início da campanha de vacinação, no dia 28 de Setembro",  diz o Serviço Regional de Saúde.

No arranque da 2ª fase da campanha de vacinação contra a gripe, esta 2ª feira, Herberto Jesus relembrou que para este ano, “o Governo Regional adquiriu 56 mil vacinas, um investimento na ordem dos 460 mil euros, um aumento de 40% em relação ao ano passado”. Mas não disse que a Região ainda só recebeu 12,5% da encomenda. Portanto, longe, muito longe da disponibilidade anunciada. Ontem o secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, esclareceu ao DIÁRIO que a Região, tal como o país, está a receber as vacinas compradas às parcelas: “Dessas tranches há uma percentagem que vem para a Madeira" afirmou, antes de dar conta que nesta primeira fatia só “foram cerca de 7 mil vacinas” recebidas DiÁRIO de Notícias da Madeira, 21 Outubro 2020 

"Na presente data o número de vacinas recepcionadas corresponde a cerca de 50% do valor total, isto é 25 mil vacinas", reforça o serviço de saúde regional, que insiste em divulgar mais dados:

  1. A campanha de vacinação contra a gripe está no terreno desde o dia 28 de Setembro e já permitiu vacinar mais de 18 mil pessoas.
  2. Desde o dia 19 de outubro, data em que se iniciou a segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe, já foram vacinadas mais de 10 mil pessoas, superando os números registados ao nível de adesão no ano passado.
  3. Recorde-se que as vacinas contra a gripe são gratuitas e estão disponíveis para a população no centro de saúde da área de residência.
  4. Para este ano, o Governo Regional adquiriu 56 mil vacinas, um investimento na ordem dos 460 mil euros, um aumento de 40% em relação ao ano passado.

"Para levar a cabo esta missão de reforçar a cobertura vacinal contra a gripe na Região, numa época marcada pela pandemia covid-19, os Centros de Saúde disponibilizam equipas com profissionais de saúde dedicadas à sua administração e disponibilizam horários flexíveis à população para assegurar a vacinação.  Importa reforçar que para esta segunda fase da campanha de vacinação estão abrangidas todas as pessoas com idade igual ou superior aos 65 anos de idade, gratuitamente, bem como doentes crónicos, entre outros. O objetivo é vacinar todas as pessoas que pertençam aos grupos de risco", concluiu o SRS. 

Fechar Menu