Madeira

Proposta do PSD dá poder ao Governo Regional para impor uso de máscara

Diploma nacional, em apreciação, hoje na Assembleia da República, visa impor o máscara durante 90 dias

None

O diploma pode resolver, durante a vigência do mesmo, se for aprovado, a falta de competência legislativa do Governo Regional e da ALM em matéria de direitos, liberdades e garantias

A Assembleia da República debate e vota hoje um Projecto de Lei da autoria do PSD, que visa a imposição do uso de máscara em espaços públicos. Essa imposição, se for aprovada pelo parlamento nacional, única instância com poderes para legislar na área dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, vigorará por 90 dias – três meses – contados a partir do dia seguinte ao da publicação do diploma.

No entanto, como explicado da ‘exposição dos motivos’, para a Madeira e Açores está prevista a liberdade de decidirem de acordo com a sua conveniência, resultante da respectiva situação epidemiológica. “É evidente, no entanto, que existem diferenças entre a situação que se vive no Continente e aquelas que se observam nas Regiões Autónomas e, nesse sentido, deve cometer-se a cada uma das Regiões a competência para a modulação desta medida.”

Com esta fundamentação, o diploma vigorará em todo o território nacional (art.º 2º), mas há uma disposição (artt.º 7º) sobre as Regiões Autónomas: “O disposto no presente diploma aplica-se, nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, com as devidas adaptações, atendendo às especificidades regionais, mediante decreto do respectivo Governo Regional.”

Assim, se aprovado o diploma na Assembleia da República, durante o período de vigência do mesmo, os Governos Regionais, nomeadamente o da Madeira, ficam com competência legal para impor o uso de máscara em espaços públicos, o que não aconteceu até agora, nem acontece neste momento.

Aliás, a decisão do Governo Regional, anunciada como obrigação, de tornar mandatório o suso de máscara em espaço público, mais não é do que uma forte recomendação.

Entre os subscritores da proposta do PSD está a deputada eleita pelo círculo da Madeira. São estes os proponentes: Rui RioAdão SilvaCarlos PeixotoLuís Marques GuedesCatarina Rocha Ferreira , Mónica QuintelaMárcia PassosAndré Coelho LimaArtur Soveral AndradeSandra PereiraAndré NevesSara Madruga da CostaDuarte MarquesFernando NegrãoHugo CarneiroJosé Cancela MouraLina LopesEmília Cerqueira.

Fechar Menu