Orçamento do Estado Madeira

"Nada está consubstanciado neste Orçamento que beneficie a Região" diz Albuquerque

None Ver Galeria
DR

Miguel Albuquerque está seguro de que o desembarque de passageiros de navios cruzeiro na Madeira será seguro, na medida em que todos serão testados antes de poderem circular na ilha. O presidente do Governo Regional fica mais preocupado, por outro lado, com o impacto que poderá ter na economia local, uma vez que os visitantes terão uma "circulação muito condicionada".

"No ano passado tivemos 495 mil passageiros desembarcados, com um valor derramado na economia de cerca de 50 milhões de euros. Vão ao teleférico, almoçam, gastam em souvenirs. Isso, hoje, está muito condicionado, mas de qualquer maneira não vamos fechar agora o nosso porto dos cruzeiros", disse o presidente do Governo  - à margem de uma visita a uma escola da Calheta, onde foram realizadas obras para integrar o Conservatório que, até agora, ficava num espaço exterior à escola e que agora pode servir tanto a comunidade escolar cpmo a extra-escolar: "Vai dar continuidade a um trabalho único e importantíssimo de formação musical da nossa juventude. Formação musical é muito importante e na Madeira somos pioneiros nesta matéria, para desenvolver nos alunos o espírito de criatividade, de persistência, de constância e o estabelecimento dos alicerces culturais dos nossos jovens".  Questionado pelos jornalistas, Albuquerque admitiu que é necessário criar um regime especial de apoio aos artistas madeirenses que estudam fora da Região. 

Miguel Albuquerque criticou também o Governo da República, apoiando o PSD nacional sobre a posição que toma em relação ao Orçamento do Estado: "Este orçamento é uma vergonha para a Região. Nada está consubstanciado neste Orçamento que traga benefício para a Região, nem aliás os compromissos anteriores do Governo estão lá consubstanciados, portanto  a atitude coerente é o chumbo deste orçamento. Evidentemente o PS vai continuar a fazer aquele melodrama com os partidos da coligação, porque eles estão todos ligados uns aos outros, é tudo fita. É um orçamento de estagnação". 

O presidente do GR enumerou vários pontos para justificar em que é que a Região foi prejudicada: as alterações introduzidas à lei das finanças regionais; os compromissos relativos à mobilidade aérea e marítima. "Uma das promessas (do Primeiro-Ministro] era os madeirenses passarem a pagar apenas os 86 euros para se deslocarem e nada disso está lá. O ferry deu três ou quatro páginas no DIÁRIO de Notícias a dizer que estava garantido e também não está. Nem aliás tem qualquer verba este orçamento para nos ajudar a fazer face às dificuldades que a Região está a enfrentar e que são consequências desta pandemia", sublinhou. 

Sobre o aval à Região, Miguel Albuquerque afirmou: "O aval não vai ser dado, aliás, nem a palavra do Presidente da República eles respeitam.  Já avançamos e vamos concretizar este empréstimo, porque precisamos rapidamente do dinheiro", disse.

O presidente do Governo confirmou ainda que o Congresso do PSD deverá ser mesmo adiado, como o DIÁRIO dá conta na edição impressa desta quinta-feira: "Com o pico pandémico que estamos a atravessar, não podemos correr riscos nem dar maus exemplos", disse. 

Escola Básica e Secundária com Pré da Calheta

Alunos ciclo de escolaridade:

Pré-escolar – 17 alunos

1º Ciclo – 45 alunos

2º Ciclo – 191 alunos

3º Ciclo – 387 alunos

Secundário – 322 alunos

Formação Modular – Português para falantes de outras línguas – 44 alunos


Número de professores

158 professores

Número de Funcionários

80 funcionários

Ano de Construção da Escola (Edifício-mãe)

 22 de Novembro 1981

Concluída a adaptação de salas na Escola Básica e Secundária da Calheta, tendo por objectivo a sua utilização pelo Conservatório de Música da Madeira.

Valor da obra: 114.000,00 + IVA.

Intervenção resultou de um pedido formulado pela Secretaria Regional da Educação, Ciência e Tecnologia, no sentido de adaptar três salas do referido estabelecimento de ensino, localizadas no 2º piso do bloco 4.

Obra Executada

1.     Intervenção nas 3 salas orientadas a norte, no 2º piso do bloco 4

Sala de aula tecnológica, com 78m2 foi dividida em 7 gabinetes. As portas de acesso aos gabinetes têm isolamento acústico. O pavimento dos gabinetes e do respetivo corredor de distribuição é novo e aplicado sobre o pavimento cerâmico.

Duas salas com 49m2

As duas salas forma divididas em 2 espaços, com recurso a portas amovíveis, permitindo, quando necessário, a sua utilização como espaço único para aulas curriculares. As portas amovíveis têm isolamento acústico, assim como todas as paredes destas novas 4 áreas de modo a não permitir a passagem de ruído. Prevê-se também ventilação mecânica para estes espaços.

2.     Intervenção sala de música, 3º piso do bloco 2

Sala com 77 m2 destinada ao ensino da música foi isolada em termos acústicos por forma a assegurar a ausência de ruído nas demais salas de ensino.

3.     Outras intervenções

Paralelamente, foram ainda executadas pequenas intervenções no estabelecimento de ensino composto por 5 blocos/edifícios, designadamente:

·        1º piso do bloco 1

- Criada uma instalação sanitária para pessoas com mobilidade reduzida, numa área anteriormente destinada a arrecadação.

·        Polidesportivo

- Substituídos postes de iluminação

·        Área circundante à escola

- Criada cobertura sobre o passeio em frente à escola, assegurando abrigo aos alunos enquanto aguardam pelo meio de transporte aquando da saída do estabelecimento de ensino.

Fechar Menu