Madeira

Câmara de Lobos adere a projecto de conservação de aves marinhas

LuMinAves é um projecto desenvolvido pela SPEA-Madeira no âmbito do programa INTERREG MAC

None

A Autarquia de Câmara de Lobos aderiu ao projecto de conservação de aves marinhas e desactivou cerca de 20 projectores e outros elementos de iluminação pública decorativa na Praia do Vigário, no Ilhéu de Câmara de Lobos, na Praça da Autonomia e na Baía.

Uma medida que se insere âmbito da adesão ao projecto ‘LuMinAves: Poluição Luminosa e Conservação nos arquipélagos da macaronésia’, que procura reduzir os efeitos nocivos da luz artificial sobre as populações de aves marinhas e que estará em vigor até ao dia 15 de Novembro.

Ciente que a ‘poluição luminosa’ constitui uma ameaça adicional para as aves marinhas, sobretudo nesta época em que os juvenis abandonam os ninhos, Leonel Correia da Silva, vereador com o pelouro do ambiente, diz que a autarquia vai fazer uma “reavaliação da iluminação costeira” para encontrar “soluções ambientais eficientes e economicamente mais vantajosas”. A opção por iluminação LED e outras medidas a implementar, vão permitir uma poupança anual na ordem dos 5 mil euros.

Segundo os dados da SPEA, Câmara de Lobos é o município que regista menos incidentes de encadeamento de aves na ilha da Madeira, com apenas 30 ocorrências das 871 ocorridas entre 2006 e 2019.  Um facto que “atesta a qualidade das práticas da autarquia a nível da iluminação”, refere o vereador.

O projecto ‘LuMinAves’, desenvolvido pela SPEA Madeira, visa, entre outros objectivos, desenvolver e implementar medidas preventivas que ajudem a reduzir a desorientação e o número de colisões destas aves com infraestruturas, contribuindo para a conservação das espécies.

Fechar Menu