Coronavírus Madeira

Madeira contabiliza mais 7 novos casos de covid-19, um deles esteve em meio escolar

Três são de transmissão local, um deles um aluno, e quatro foram importados . Há 41 contactos suspeitos a aguardar resultados de teste

Foto HOMEM DE GOUVEIA/LUSA
Foto HOMEM DE GOUVEIA/LUSA

O Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM contabiliza hoje 7 novos casos positivos para covid-19 na Madeira, passando a contabilizar 320 casos desde a primeira notificação na Região a 17 de Março, fez ontem sete meses.

A informação actualizada já perto das 20 hora deste domingo faz conta de 1.780 notificações de casos suspeitos de covid-19 até hoje, dos quais 1.460 não se confirmaram. Ou seja, 18% dos casos suspeitos vieram a confirmar-se e a grande maioria proveniente de fora da Madeira.

"Hoje há 7 novos casos positivos a reportar, pelo que a RAM passa a contabilizar 320 casos confirmados de covid-19 no território regional", conta o IASáude. "Trata-se de 4 casos importados (2 provenientes do Reino Unido, 1 da Venezuela e 1 da Região Sul de Portugal) e 3 casos de transmissão local", revela. E explica: "Os 3 casos de transmissão local correspondem a contactos próximos de um caso importado recentemente diagnosticado, que foram alvo de teste. Outros 8 contactos deste caso importado estão em estudo."

Escola em alerta, testes a 31 contactos e turma em isolamento

"Um dos casos positivos confirmados hoje, esteve num contexto escolar", anuncia a autoridade regional de saúde. "O jovem em causa frequentou a escola no dia 14 e 15/10, após ter tido contacto próximo com um caso positivo de covid-19. Foram identificados 31 contactos do jovem no contexto escolar, 12 dos quais foram contactos próximos".

Sem referir qual escola se trata, diz o IASaúde que "a direção da escola foi alertada e os contactos estão a ser informados e testados durante o dia de hoje. Assinala-se a determinação da autoridade de saúde para o confinamento de todos os contactos identificados, o que envolve a restrição às aulas de uma turma. A investigação epidemiológica está em curso, podendo a autoridade de saúde determinar novas medidas, conforme a avaliação do risco."

Por outro lado, "há 3 novos casos recuperados a reportar. A região passa a contabilizar 219 casos recuperados de COVID-19", afiança, o que significa que "são 101 os casos activos, dos quais 92 são casos importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e 9 são casos de transmissão local".

"Relativamente ao isolamento dos casos positivos, 56 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada e 45 em alojamento próprio", aponta ainda.

Diz a autoridade de saúde que "à data, 20.514 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da região, com recurso à aplicação MadeiraSafe, 9.359 destas pessoas estão em vigilância ativa", assegura.

Situações suspeitas disparam com caso na escola

No total, "há 41 situações que se encontram hoje em estudo pelas autoridades de saúde. Investigações epidemiológicas estão em curso", refere, dando ainda conta dos contactos com as linhas de emergência. "Os contactos para a Linha SRS24 (800 24 24 20) totalizam 13.818, mais 25 chamadas nas últimas 24h00", enquanto que "o total de atendimentos pela linha de acompanhamento psicológico do IASAUDE, IP-RAM (291 212 399) é agora de 2.324, com 192 pessoas acompanhadas pelos profissionais deste instituto".

Por fim, um cenário cada vez mais notório, sobretudo desde a reabertura do Aeroporto a  cada vez mais voos nacionais e internacionais, os testes para despiste de covid-19 resumem-se assim: "No contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, há a reportar um total cumulativo de 86.839 colheitas para teste à COVID-19 realizadas (até às 19h00 de hoje). No total, as amostras processadas no laboratório de Patologia Clínica do SESARAM, EPERAM ascendem a 136.135."

Fechar Menu