Madeira

9,3 litros por metro quadrado em apenas 10 minutos no Funchal e Pico Alto

Vento não passou dos 100 km/h. Rajada máxima passou pelo Areeiro a 97 km/h

Foto Rui Silva/Aspress
Foto Rui Silva/Aspress

Mau tempo durante a noite produziu 19 registos de aviso meteorológico (amarelo e laranja) na costa Sul e regiões montanhosas da ilha da Madeira. A maioria, 15, devido à chuva, os restantes quatro por causa do vento.

A noite que se temia de tormenta, só na precipitação correspondeu ao aviso laranja que esteve em vigor, com quatro registos em três das 19 estações meteorológicas do IPMA na ilha da Madeira a ‘encherem as medidas’.

Destaque para a muita chuva registada no Chão do Areeiro (25,9 mm/1h e 48,9 mm/6h), mas também no Pico Alto (23,4 mm/1h) e no Funchal/Observatório (20,2 mm/1h). No caso do Pico Alto e do Observatório, ambos foram assolados por episódio de chuva torrencial, cujo extremo atingiu os 9,3 litros por metro quadrado em apenas 10 minutos.

Além destes registos mais significativos da anunciada noite de temporal, o mau tempo que não foi assim tão mau produziu ainda 15 registos de aviso amarelo, 11 relacionados com a chuva, os restantes com o vento.

A precipitação atingiu o ‘amarelo’ no Pico do Areeiro, Bica da Cana, Prazeres, Quinta Grande, Santa Cruz/Aeroporto, Caniçal, Ponta do Sol/Lugar de Baixo e no Funchal/Lido.

Já o vento, desta feita não passou dos 100 km/h, embora tivesse ‘soprado’ muito próximo deste valor nas regiões montanhosas. Chão do Areeiro (97 km/h) e Achadas da Cruz/Lombo da Terça (92 km/h) foram as estações dotadas de anemómetro onde as rajadas passaram a maior velocidade. Vento forte que também fustigou – a meio da madrugada – a zona leste, tendo atingido os 85 km/h no Aeroporto da Madeira e os 76 km/h no Caniçal/Ponta de São Lourenço.

Fechar Menu