Madeira

"Agir precocemente para assinalar situações de grande fragilidade"

None

Para a deputada Sofia Canha, “já há muitas medidas que estão implementadas ao nível do envelhecimento”, não obstante “não é suficiente para as necessidades que vão surgindo ao longo do tempo”.

No seu entender, a grande preocupação dos agentes políticos é dar respostas àqueles que não têm oportunidade de viver os seus ‘anos dourados’ com qualidade de vida.

Uma faixa etária que, lembra, vive “com baixo poder de compra, com baixa capacidade para usufruir da cultura e até mesmo para proporcionar condições que lhe dêem dignidade na sua velhice”.

“É importante que a Região promova condições a estas pessoas, uma vez que estrutura familiar tem-se vindo a alterar nos últimos 30 anos”, sublinha.

Por outro lado, aponta ainda que existem “pessoas isoladas, sujeitas a maus tratos por parte de agressores que fazem muitas vezes parte da própria família” e, neste sentido, para a necessidade de propor a criação de uma Comissão de Protecção da Pessoa Idosa.

“É preciso agir precocemente para assinalar situações de grande fragilidade”, reforça.

Recorde-se que as conferências ‘Pensar o Futuro’ estão de volta, esta terça-feira, dia 20 de Outubro, para debater o tema: ‘3.ª Idade ou Golden Age - Modelos e Soluções de Futuro’. O evento organizado pelo DIÁRIO, com o apoio da NOS Madeira, Socicorreia e Santander Totta, realiza-se no Hotel Savoy Palace. O debate tem com cinco oradores convidados: João Vasconcelos e Sá, engenheiro e director da Dilectus; Eduardo Lemos, director da Casa de Saúde São João de Deus; Clara Araújo, médica; Luís Filipe Fernandes, psiquiatra; e Sofia Canha, deputada e pertencente à 5.ª Comissão de Saúde e Assuntos Sociais. A moderação cabe ao director do DIÁRIO, Ricardo Miguel Oliveira.

Pode acompanhar a conferência em directo nos canais digitais do DIÁRIO (dnoticias.ptYoutube e Facebook), assim como no canal cabo NOS 700.

Fechar Menu