5 Sentidos

Rancho Folclórico ‘Os Ceifeiros de Liteiros’ visita a Madeira

None

O Rancho Folclórico ‘Os Ceifeiros de Liteiros’ visitam a Madeira, na próxima semana, onde irão participar num festival, que se realiza na freguesia da Quinta Grande, no próximo dia 7 de Setembro.

O grupo foi criado em 1988 com a finalidade de ocupar os tempos livres das gentes da aldeia de Liteiros, divulgando, ao mesmo tempo, os seus usos e costumes. O amor pelo folclore e a força de vontade das pessoas de Liteiros tornaram possível o nascimento deste rancho.

Desde a sua fundação, tem participado em vários festivais de folclore a nível nacional e internacional, sendo que pretende representar com o máximo de autenticidade os costumes das gentes rurais, humildes e laboriosas da sua terra.

O seu repertório de danças, variando entre as lentas e as mais rápidas, integram um vasto e variado conjunto de músicas constituído por fados, verde-gaios, viras, xotiças, valsas, modas de roda e rapsódias, tendo todo o conjunto de informações sido transmitida pelos idosos de Liteiros e das aldeias circunvizinhas.