Madeira

Concessionários de automóveis assinam protocolo para incentivo à mobilidade eléctrica no Porto Santo

O vice-presidente do Governo Regional presidiu à cerimónia, que decorreu, esta manhã, no Centro Cultural e de Congressos.
O vice-presidente do Governo Regional presidiu à cerimónia, que decorreu, esta manhã, no Centro Cultural e de Congressos.

Concretizou-se, nesta manhã de sexta-feira (16 de Agosto), a assinatura de um protocolo entre o Governo Regional da Madeira e vários concecionários de automóveis regionais, no Centro Cultural e de Congressos do Porto Santo.

Este protocolo visa incentivar a aquisição de veículos eléctricos. Incentivos estes que serão igualmente técnicos e financeiros.

Pedro Calado, que presidiu à cerimónia, salientou o facto deste ser “mais um passo no projecto Porto Santo Smart Fóssil Free Island”, que se insere na política estratégica que o Governo Regional tem para a Ilha Dourada.

“O que pretendemos com este pequeno gesto é manter o Porto Santo na crista da onda do desenvolvimento tecnológico e económico, sobretudo quando está alicerçado o projecto de sustentabilidade ambiental”, reiterou o vice-presidente.

O governante realçou ainda que este projecto, que visa livrar o Porto Santo dos combustíveis fosseis é “único e inovador”, não só a nível regional, como nacional e internacional.

Por seu turno, um dos representantes dos concecionários, Lamberto Jardim, frisou ao DIARIO, que este projecto, “é o futuro para uma vida melhor para nossos vindores, principalmente a poluição que se pode evitar”.

Um dos problemas que se coloca ainda em relação aos veículos eléctricos são as baterias e a sua capacidade. A este respeito Lamberto Jardim refere que “há já um grande progresso para melhor autonomia”, e também “na redução dos custos”.