Turismo

Porto do Funchal já tem 174 reservas de cruzeiros para 2021, sete das quais estreias

O registo de navios de cruzeiro em escala é feito com anos de antecedência, tendo a APRAM reservas já para Outubro de 2023

O Porto do Funchal conta já com reservas de 174 navios de cruzeiro para escala em 2021 – em 2020 já há 243 reservas no Funchal e 11 no Porto Santo -, sendo que a esta distância temporal é possível apontar a pelo menos sete estreias, algumas das quais novos navios no mercado. Para 2021, Porto Santo já conta com sete reservas de cais.

Segundo o blog especializado https://sergiocruises.blogspot.com/ a previsão mais recente é de um total de 174 escalas de navios de passageiros, “tendo muitas novidades e estreias na ilha da Madeira, como a escala do ‘Norwegian Escape’, ‘Celebrity Apex’, ‘Crystal Endeavor’, ‘Enchanted Princess’, ‘Hanseatic Spirit’, ‘Iona’ e ‘World Navigator’”, todos em estreia, sendo que “em breve” haverá “mais novidades para esse ano”, afiança.

O DIÁRIO foi conferir junto da APRAM e confirma este número de escalas e as estreias de novos navios quase todos entregues às companhias no ano anterior.

O blogger também realça um novo nicho de mercado que está a mexer com o mercado, os cruzeiros de luxo e expedicionários, com navios mais pequenos e exclusivos, que oferecem experiências em portos e épocas do ano com menor procura.

É o caso de uma “nova companhia portuguesa, Mystic Cruises, que apresenta navios de cruzeiros registados na Madeira, que em 2021 terá a presença do segundo navio da frota, o ‘World Navigator’. Agendado para 6 de Outubro de 2021 no Funchal, seguirá depois na sua rota para o hemisfério sul e o Amazonas.

‘Crystal Endouver’ da companhia Crystal Expedtions Cruises e ‘Hanseatic Nature’ e ‘Hansetic Spirit’ da companhia Hapag Lloyd Expedions Cruises, são outros navios expedicionários que marcarão presença na Madeira e no Porto santo nos próximos anos.

Refere ainda o especialista que “verifica-se uma subida de escalas de cruzeiros na Madeira nos meses de Verão, com a presença das companhias novas no Atlântico, como a Azamara Cruises, Hapag Lloyd Cruises, P&O Cruises, Royal Caribbean Cruise Lines e Regent Seven Seas”, lembrando ainda que para 2021, aliás o mesmo que para 2020, “ainda faltam muitas marcações de navios para a temporada atlântica de Inverno e Primavera, como são exemplo as companhias habituais, AIDA, Marella e TUI Cruises, que ainda não têm os navios escolhidos para a rota e os transatlânticos”.