Turismo

Negociações da Madeira com a Ryanair com novos desenvolvimentos

Nada está consumado, mas é ponto assente que prosseguem as negociações para que a Ryanair entre na rota da Madeira.

Segundo noticiou esta tarde o 'Newsavia', o vice-presidente do Governo Regional da Madeira juntamente com a secretária regional do Turismo e Cultura, responsáveis da ANA Aeroportos de Portugal e do Turismo de Portugal sentaram-se ontem à mesa com representantes da companhia irlandesa. Encontro que voltou a ter como objectivo a obtenção de um acordo comercial que permita à companhia europeia de baixo custo entrar na rota da Madeira, com a abertura de novas rotas domésticas (Lisboa, Porto e Faro) e para cidades europeias onde se registem maior procura de transporte por parte de potenciais turistas para a Região.

Sabe o DIÁRIO que a reunião foi inconclusiva e que é prematuro chegar a qualquer conclusão, a não ser o manifesto desejo de contratação de uma terceira companhia na rota entre a Região e Lisboa, para fazer face ao ‘duopólio’ TAP-easyJet, que continua a colidir com as altas verbas solicitadas pela Ryanair a título de custos de promoção e, inclusive, de certificação dos seus pilotos para as especificidades técnicas do Aeroporto da Madeira.

Segundo apurou o ‘Newsavia’ há agora uma nova abertura dos responsáveis da companhia irlandesa para um pacote de três anos, com ligações da Madeira para três aeroportos portugueses e voos diretos para meia dúzia de cidades europeias de grande interesse para o turismo regional e a criação de uma base operacional no Aeroporto da Madeira – Cristiano Ronaldo. A verba está em negociação, mas representa um grande esforço financeiro, no qual estão envolvidos o Governo Regional e a Associação de Promoção da Madeira, a ANA e o Turismo de Portugal, entidades que gerem o fundo de captação de rotas aéreas e operações turísticas, mecanismo de promoção de ligações aéreas para Portugal de iniciativa governamental, anunciado na Bolsa de Turismo de Lisboa 2016, em vigor desde esse ano.

Apesar de inconclusiva, a reunião libertou algumas informações, por sina,l perceptíveis no discurso político de um dos candidatos à Regionais de 22 de Setembro. Hoje, Paulo Cafôfo adiantou que "com dois milhões de euros nós podemos trazer 10 novas rotas a partir do exterior", acrescentando que é preciso uma articulação entre o Governo Regional, o Turismo de Portugal e a ANA e que há verbas disponíveis precisamente para isso. De acordo com o cabeça de lista do PS-M , no mundo global em que vivemos "temos de ser competitivos", e tal passa por dar esses apoios. "É indispensável numa região ultraperiférica como a nossa e, portanto, é possível nós, com esses incentivos, termos a capacidade de captar novas rotas diretas a partir do exterior", declarou. Com novos hotéis e mais camas, o candidato sustentou que precisamos de mais aviões e que isso só se consegue através da articulação entre as referidas três entidades e com "um pacote", sendo que, "inicialmente, nós temos previsto dois milhões de euros para trazer estas novas rotas, que é uma solução para esta conjuntura menos positiva que estamos a viver agora no turismo da Região".