Jornalista russo Ivan Golounov condenado por tentativa de tráfico de droga
O jornalista de investigação russo Ivan Golounov foi hoje acusado pelo tribunal de tentativa de tráfico de uma “importante quantidade de droga”, anunciou o seu advogado.
“Ivan Golounov foi considerado culpado por uma tentativa de tráfico de droga”, disse o seu advogado Pavel Tchikov na rede social Telegram.
O advogado publicou um documento da polícia que acusa o jornalista do Meduza, um jornal online independente sediado em Riga (Letónia), de tentar vender uma “quantidade importante” de cocaína e mefedrona.
Golounov, de 36 anos, foi detido na quarta-feira pela polícia na posse de quatro gramas da droga sintética mefedrona, que descobriu mais produto estupefaciente em sua casa.
os responsáveis pelo Meduza acusam a polícia de perseguição de Golounvo devido ao seu trabalho jornalístico, nomeadamente de artigos sobre negócios de cemitérios feitos pela máfia russa e corrupção.
No exterior do tribunal vários jornalistas contestam a condenação e mostram cartazes onde se lê “Eu sou Ivan Golounov. Prendam-me!”. A polícia já deteve três pessoas, segundo a agência France Presse.