Como adoro ser Educadora de Infância
Como adoro ser Educadora de Infância! A MAIOR das etapas de um educador/professor, no longo percurso do ensino e da educação.
Foi à 34 anos que vesti a minha primeira bata profissional, feita com os pontos elásticos da minha mãe, numa creche maravilhosa, situada numa das ruas do centro da cidade. As salas eram pequeninas, mas enormes no acolhimento e que tinha como objetivo, tornar os nossos
meninos felizes, e aos seus pais que todos os dias nos presenteavam com sorrisos , entregando as suas” perolazinhas” com 3meses de idade, nas nossas mãos. Todos juntos crescemos e vivemos momentos de verdadeiro calor familiar, num ar de afeto, carinho e muito amor, em cada cantinho e em cada um de nós.
A frescura da idade e a vontade de pôr em prática as suas competências tornaram a nossa missão principal, numa verdadeira dedicação, dirigidas com toda a força num único caminho –a ternura e o carinho, com vista ao sucesso e ao bem estar dos nossos bebés, envoltos num berço de profunda “magia”.
Essa “magia” manteve-se e fez da minha vida profissional atual , na
Intervenção Precoce e no Apoio Psicopedagógico, a Educadora de Infância que tanto me deixa sentir feliz, porque é essa, que me deixa ver a criança, o jovem, o adulto, tal qual ele é com as suas virtudes , alegrias e competências, as outra facetas minimizam-se quando se tem só esse olhar e essa visão. Posso com este tempo de dedicação de uma vida afirmar: AMEM os vossos meninos e dediquem-se a eles, pois os resultados irão deixar-vos muito felizes como me deixam a mim e a muitas das minhascolegas que festejam no dia 31 de maio estes fantásticos momentos que fazem uma vida ! OBRIGADA.
Teresa Camacho,
1º Curso Normal de Educadores de Infância