Mundo

Partido de Merkel no centro de polémica sobre a liberdade de expressão

None

A líder da CDU de Angela Merkel, Annnegret Kramp-Karrenbauer, está no centro de uma polémica por ter sugerido restrições à liberdade de expressão depois de ‘youtubers’ terem apelado ao voto europeias contra os partidos da coligação de governo.

Karrenbauer, que lidera desde dezembro a União Democrata-Cristã (CDU) e é apontada como sucessora da chanceler alemã, qualificou de “manipulação eleitoral” o apelo dos ‘youtubers’ lançado nas vésperas das eleições europeias de domingo em nome da proteção do ambiente.

A CDU, e o seu aliado bávaro União Social-Cristã (CSU), venceram as eleições de domingo, mas tiveram a pior votação da história do partido.

Na sexta-feira, 70 ‘youtubers’ divulgaram um vídeo apelando ao voto contra a CDU/CSU e o Partido Social-Democrata (SPD), acusando a coligação de governo de conduzir políticas que promovem o aquecimento global.

“Com reagiria o país se 70 jornais apelassem juntos, a dois dias de uma eleição, ao voto contra a CDU e o SPD? Seria manipulação eleitoral”, disse Karrenbauer, designada na imprensa como AKK, na segunda-feira, após uma reunião do partido.

A dirigente defendeu na altura a criação de regras para aplicar “ao mundo digital”.

As declarações suscitaram polémica, nomeadamente no Twitter, onde nas últimas horas lideram palavras-chave como “censura” e “AKKdemissão”.

Karrenbauer foi igualmente criticada por adversários políticos, como o líder do Partido Liberal (FDP), Christian Lindner, que afirmou que “custa a acreditar” nas declarações de Karrenbauer e defendeu a “necessidade de mais debates abertos”.

O vídeo em causa surgiu cerca de uma semana depois de um influente ‘youtuber’ alemão, Rezo, ter divulgado um vídeo de 55 minutos criticando a política da CDU, designadamente em matéria ambiental, e que foi visto milhões de vezes.