Madeira

MPT diz que não faz sentido coveiros terem a categoria de jardineiros

None

O MPT Madeira reconhece que os técnicos de espaços verdes (jardineiros) “são uma classe muito mal remunerada” pelo trabalho que exercem. Contudo, teve conhecimento que os cerca de 40 coveiros dos cemitérios do Funchal têm a categoria de ‘jardineiros’. O que, no seu entender, “não faz qualquer sentido”, pois estes trabalhadores têm que andar de cemitério em cemitério, efectuando um trabalho que a maioria das pessoas não quer fazer, sujeitando-se e exponde-se a situações de risco, nomeadamente em questões de saúde pública.

“Sabe-se que alguns destes elementos esperam por uma farda há já muito tempo e que os salários são miseráveis, que não têm subsídio de risco ou outro tipo de protecção social”, diz Roberto Vieira.

O partido defende que estes profissionais coveiros/jardineiros tenham um salário mais adequado à sua prática profissional, pois a CMF paga a administradores e directores salários mensais de milhares de euros, enquanto estes ficam pelo salário mínimo e com o trabalho mais pesado.