Madeira

Pedro Ramos incentiva jovens médicos a seguir a carreira de anestesista

“Precisamos dos anestesistas”, apela o secretário

None

O secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, presidiu esta manhã à sessão de abertura da 9.ª edição do Embarque na Anestesiologia, no Centro de Formação do Serviço de Saúde da RAM.

Através desta iniciativa, o Serviço de Anestesiologia, dirigido pelo médico anestesiologista, Eugénio Mendonça, pretende dar a conhecer, na prática, o trabalho dos anestesiologistas e a dinâmica da especialidade, no sentido de atrair a atenção jovens alunos de Medicina e Internos de Formação Geral para esta especialidade como uma opção para o seu futuro profissional.

Pedro Ramos começou por agradecer o trabalho dos anestesistas naquela instituição, vincando que “hoje em dia é a especialidade mais importante do Hospital”, que dá apoio a mais de 10 actividades nas mais diversas áreas.

Por outro lado reconheceu: “Precisamos dos anestesistas e, como vocês, sabem é uma especialidade com lacunas em Portugal” e, neste sentido, justificou a necessidade de cativar os potenciais futuros anestesistas ali presentes.

O governante com a pasta da Saúde garantiu aos jovens que “nesta instituição terão a oportunidade de celebrar de facto um contrato com a especialidade que querem realizar e têm oportunidade para formação e diferenciação”.

Recorde-se que o Serviço de Anestesia proporciona estágios opcionais aos alunos e Internos de Formação Geral como forma de dar a conhecer a dinâmica da especialidade. Estes estágios permitem a familiarização e o treino de algumas técnicas básicas e avançadas transversais ao exercício da medicina nas várias especialidades, como por exemplo: noções de farmacologia, monitorização, cateterização venosa e arterial, abordagem da via aérea, tratamento da dor e reanimação.