Madeira

Rita Andrade enaltece trabalho desenvolvido pelo ‘Espaço Família’

None

A secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Rita Andrade, visitou o ‘Espaço Família’. Uma infraestrutura que conta com o apoio financeiro do Governo Regional, através do Instituto de Segurança Social da Madeira, e que se traduz num Espaço de Encontro Protegido, nos casos de perturbação grave de convivência familiar, como conflito parental, promovendo a relação saudável entre pais e filhos e permitindo o exercício do direito das crianças e jovens de manterem o contacto e a ligação a ambos os progenitores.

“Em nome do Governo Regional, agradecemos o trabalho aqui desenvolvido. Um trabalho de amor e dedicação ao próximo”. Foi assim que Rita Andrade, descreveu o ‘Espaço Família’, nesta semana em que são várias as actividades alusivas ao Dia Internacional da Família que se assinala a 15 de Maio.

O ‘Espaço Família’ é dinamizado pelo Centro Social e Paroquial de Santo António, Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) sem fins lucrativos, que também desenvolve outras respostas sociais, designadamente: Residência de Autonomização para Jovens, Casa de Abrigo e Casa de Transição para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, Emergência Alimentar, Estrutura Residencial para Idosos Centro de Dia/Convívio e Serviço de Ajuda Domiciliária.

Esta infraestrutura, pela sua relevância social e familiar, funciona também aos sábados e domingos.

De referir que no passado dia 15 de Maio, o Governo Regional através do Instituto de Segurança Social da Madeira, avançou com a apresentação do Plano para a Família e Intervenção Social com o objectivo de “qualificar os profissionais para intervenção na família, implementar acções de apoio para a infância e juventude, ou reforçar a rede de suporte às famílias, sobretudo das façam parte pessoas com algum tipo de dependência, são alguns dos oito objectivos do Plano Regional para a Família e Intervenção Social 2019-2023.