5 Sentidos

Bordal prepara exposição de tapeçaria madeirense

None

‘Viagem pelas tapeçarias da Madeira’ é o título da exposição criada pela Bordal - Bordados Madeira para a Festa da Flor 2019. A mostra tem lugar entre 2 e 26 de Maio no espaço Infoarte da secretaria regional do Turismo e Cultura.

A exposição vai mostrar ao público as peças de tapeçaria da colecção da Bordal - Bordados Madeira. A história desta obra de arte, actualmente em extinção, também será contada.

“Acima de tudo procuramos dar a conhecer este património cultural, em especial aos madeirenses, por fazer parte da nossa história, e para que este conhecimento não desapareça. A nossa missão tem sido proteger e divulgar o Bordado da Madeira. Hoje, estendemos esta missão à tapeçaria da Madeira para que esta arte não fique esquecida.”, escreve a empresa em comunicado.

A exposição fica dividida entre dois espaços: a primeira recria o ambiente de museu e proporciona uma viagem pelas telas em tapeçaria, de pintores famosos. Na segunda zona, está a ‘fábrica’ de tapeçaria, onde se incluem teares, móveis com lãs, maquetes e ensaios.

A Bordal quer estender a exposição a outros locais, como o Teleférico da Madeira e hotéis da Região: “Temos uma colecção de milhares de originais de tapeçarias da Madeira, incluindo modelos e peças históricas que fazem parte de algumas das fases do seu fabrico. Parte das peças de colecção serão comercializadas através das nossas lojas físicas e na nossa loja online”, lê-se ainda na nota enviada para as redacções.

A empresa foi fundada em 1962. Actualmente, é uma das principais fabricantes e exportadoras de Bordado da Madeira.