5 Sentidos

‘Música a Norte’ arranca sábado em São Vicente

None

O espectáculo ‘Música a Norte’, evento que integra as comemorações dos 600 anos do Descobrimento das Ilhas da Madeira e Porto Santo, arranca sábado, às 20 horas, na Igreja Matriz de São Vicente. Será o primeiro dos quatro Concertos que integram o Ciclo de Música Barroca que se realiza, pela primeira vez na Região.

Segundo nota da Secretaria Regional do Turismo, o evento cumpre vários objetivos, dando a conhecer um dos períodos mais notáveis e ricos da história da música – desde o séc. XVII ao XVIII – e descentralizando o acesso e a fruição deste tipo de oferta aos concelhos de São Vicente, Porto Moniz e Santana, tendo por base uma programação de excelência que se espera partilhada entre residentes e turistas.

Este Ciclo de Música Barroca “preenche os objectivos a que nos propomos através das Comemorações dos 600 Anos, quer do ponto de vista da promoção dos nossos bens e activos culturais e do nosso património cultural móvel e imóvel, quer ao nível da maior e necessária valorização da Madeira no seu todo”, sublinha a Secretária Regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço, salientando que estas acções devem servir para “reforçar a oferta cultural junto da população mas, também, para potenciar a captação de novos fluxos turísticos”.

‘Música a Norte’ decorre da circunstância de todo este evento ser apresentado na Costa Norte da Madeira. É nos concelhos de São Vicente, Porto Moniz e Santana que terá lugar um programa centrado sobre a música sacra, na época da Quaresma, privilegiando obras que foram compostas para este período. Poderão ser ouvidas obras de grandes compositores internacionais, como o Stabat Mater de Pergolesi, apresentado junto com um Salve Regina de Alessandro Scarlatti, interpretadas pela Orquestra Barroca de Mateus, que se apresenta pela primeira vez na Madeira e em instrumentos de época.

Conheça o Programa do evento:

Dia 9 de Março

Igreja Matriz de São Vicente

20h00

‘In Festo S. Vicentii - Música para São Vicente’

POLYPHONOS

Dia 16 de Março

Igreja Matriz do Porto Moniz

20h00

‘Barroco Católico e Protestante’

Grupo Vocal Olisipo

Dia 24 de Março

Igreja do Senhor Bom Jesus da Ponta Delgada

16h30

‘Fé, devoção e poética musical no barroco do séc. XVIII’

Funchal Baroque Ensemble

SOLISTA: CARLA MONIZ

Dia 31 de Março

Igreja Matriz de São Jorge

18h00

‘Stabat Mater de Pergolesi’

Orquestra Barroca de Mateus

SOLISTAS: MARIANA CASTELO BRANCO / ARTHUR