Madeira

O insecto inconveniente que ingere a madeira das nossas edificações!

Na Região Autónoma da Madeira, a espécie de térmitas com maior relevo é a térmita da madeira seca (Cryptotermes brevis), a qual denomina-se vulgarmente por Formiga Branca

None Ver Galeria

A Woodforever®, marca registada da Extermínio - Higiene Controle Lda, tem como finalidade o tratamento, revestimento e conservação das madeiras, utilizando soluções certificadas e comprovadas com o objectivo de inovar e credibilizar a utilização das madeiras como recurso ambientalmente favorável.

As térmitas constituem uma das cerca de 30 ordens de insectos. Embora se assemelhem a formigas, são mais aparentadas com as baratas, uma vez que evoluíram, há 100 milhões de anos, de um tipo primitivo de barata comedora de madeira, actualmente extinta.

Na Região Autónoma da Madeira, a espécie de térmitas com maior relevo é a térmita da madeira seca (Cryptotermes brevis), a qual denomina-se vulgarmente por Formiga Branca.

Relativamente à alimentação, esta incide essencialmente em material vegetal geralmente na forma de madeira, mas também em todos os materiais que possam ser uma fonte de celulose, determinando-se como economicamente importantes, uma vez que como pragas podem originar sérios danos estruturais em construções, componente agrícola e património cultural. Ao infestarem uma construção, elas não se limitam apenas à madeira, danificando também papel, tecido, tapetes e outros materiais com componentes celulósicos.

No caso das térmitas, existe uma relação como seres decompositores particularmente nas regiões subtropicais e tropicais, deste modo permitem a reciclagem de madeira e outras matérias vegetais, revelando a sua importância ecológica.

Como insectos sociais, vivem em colónias que, na maturidade, chegam a várias centenas de milhões de indivíduos, pelo que se designam como um excelente exemplo de sistemas auto-organizados, recorrendo à cooperação para explorar fontes de alimentos e ambientes que não poderiam actuar isoladamente.

Uma colónia típica contém larvas, segregadas, soldados, ninfas aladas, adultos alados (que voam no Verão) e indivíduos reprodutivos de ambos os sexos, embora às vezes possa conter várias rainhas. O seu hábito de permanecer oculto muitas vezes resulta na sua presença não detectada até que as madeiras sejam severamente danificadas e exibam mudanças na superfície.

No caso de serem encontradas térmitas, solicite auxílio especializado, confirmando a espécie presente, pois técnicas distintas são realizadas para controlo das diferentes térmitas actualmente conhecidas, salientando-se que a identificação da térmita de madeira seca (Cryptotermes brevis) é a mais difícil.

Aqui estão cinco sinais de que poderemos estar na presença de uma infestação de formiga branca (Cryptotermes brevis):

1. Barulhos especialmente durante à noite

Muitas vezes, em locais infestados, poderá ser audível um som característico da presença destes insectos no interior das madeiras, logo um dos meios de detecção poderá ser realizado através de equipamento para monitorização de ruído interno nas estruturas.

2. Estruturas frágeis

Os primeiros sinais de infestação de térmitas (Formiga Branca) que geralmente notamos são rodapés, molduras e fechaduras de portas quebrados.

3. Fissuras

As fissuras podem ser um sinal de danos à integridade estrutural como resultado de danos causados por térmitas.

4. Presença de asas

Pelas asas que se acumulam nas janelas, zonas inferiores dos mobiliários e claraboias durante os meses de Maio a Agosto (períodos de reprodução).

5. Depósitos de excrementos fecais

Pelos montículos de dejectos (granulado) que se acumulam nos soalhos, debaixo dos móveis, junto de rodapés, etc.

As térmitas necessitam de 3 pontos fundamentais para sobreviver: Humidade, Alimento e Abrigo. Quando estas condições estão reunidas, a actividade das térmitas pode não só estar presente, mas também prosperar durante vários anos. Então, devemos tentar controlar/eliminar estas condições, para que possamos reduzir a probabilidade de actividade das térmitas na proximidade ou no interior das nossas edificações.

A Extermínio - Higiene Controle Lda é especialista na área de Manutenção & Reabilitação de superfícies em madeira, incidindo especificamente no controlo preventivo e correctivo dos insectos xilófagos que degradam as madeiras, onde estão inseridas as Térmitas da Madeira Seca ou Formiga Branca.

Temos um serviço Premium ao dispor dos clientes, contemplando soluções inovadoras e eficazes. Dispomos de uma equipa com experiência e competência, munida com as mais recentes tecnologias de análise prévia, monitorização e aplicação de biocidas preservadores das madeiras.

Efectuamos diagnóstico gratuito a qualquer situação de infestação e apresentamos a melhor solução em cada caso!

Contacte-nos através:

[email protected]

Telefone: 291 930 504

Em prol da saúde pública e meio ambiente desde 1990!

www.exterminio.pt