Madeira

Gregório Mourinho pergunta a Centeno quais as razões para não reduzir a carga fiscal

None

“A carga fiscal é elevadíssima”, afirmou Gregório Mourinho, sócio gerente da Previsão que fez a intervenção de abertura na cerimónia de entrega dos prémios das ‘500 Maiores e Melhores empresas da Madeira’.

A elevada contribuição fiscal em Portugal foi destacada, numa intervenção em que defendeu a necessidade de haver um “sistema fiscal estável e compreensível” que permita às empresas terem bases claras para investir e sobreviver.

Nos últimos anos, reconhece, o quadro fiscal não mudou muito, mas a carga de impostos é elevada.

Gregório Mourinho destaca a evolução da eficiência fiscal, desde o tempo em que a cobrança de dívidas fiscais era notícia até hoje em que Portugal tem “a melhor Autoridade Tributária do mundo”. Mesmo assim, continua a ser necessário cobrar mais impostos.

Dirigindo-se ao ministro das Finanças pergunta “onde estão os problemas do Estado para que não se possa reduzir a carga fiscal”.

Antes de abordar as questões fiscais recordou os 30 anos do evento que premeia as empresas madeirenses que começou por serem as ‘100 Maiores’ até se transformarem nas “500 Maiores e Melhores’ e lembrou alguns dos oradores convidados, como Cavaco Silva, Marcelo Rebelo de Sousa, Freitas do Amaral ou o de hoje, Mário Centeno.