Turismo

55% dos portugueses não suportam “casais chatos” durante as férias

Os feriados de Novembro e Dezembro aproximam-se e muitos portugueses já estão a planear uma escapadela para aqueles dias e há quem tenha dúvidas em ir com os filhos, uns primos, alguns amigos ou mesmo só. Uma vez tomada a decisão com quem e para onde ir, o mais normal para o tipo de personalidade que temos, é que possamos conhecer outras pessoas nos hotéis ou nos grupos de excursionistas e que de alguns, nos tornemos mais ou menos amigos, enquanto que de outros o que mais desejamos é distância. Mas, sabemos quais são os tipos de pessoas que os portugueses não gostariam de ver nem pintados nas suas férias?

O motor de busca de voos e hotéis, www.jetcost.pt,  refere que mais da metade (55%) não suportam casais chatos. Os típicos chatos que não param de falar e as crianças indisciplinadas estão entre aqueles que se tentam evitar.

A equipa da Jetcost fez uma sondagem como parte de um estudo sobre as experiências dos europeus durante as suas férias. O estudo foi efetuado num universo de 3.500 pessoas com mais de 18 anos de idade e que estiveram de férias pelo menos duas vezes nos últimos três anos.Inicialmente foi perguntado a todos os entrevistados com quem eles preferiam ir de férias e a maioria respondeu, ir com a família mais chegada (casal e filhos) 39%, 25% preferiam ir só com o(a) parceiro(a), sem filhos, 16% com um grupo de amigos, enquanto que 11% respondeu desejar ir com todos os familiares possíveis e, finalmente 9%, o grupo menor, respondeu preferir ir só de férias.Foi perguntado a todos os entrevistados se gostavam de conhecer outras pessoas quando estavam de férias ou preferiam ficar sozinhos, ao que 69% disseram que gostavam de conhecer outras pessoas, sejam eles compatriotas ou estrangeiros e apenas 22% responderam que estavam bem como estavam e não queriam conhecer ninguém. Curiosamente, 13% disseram que conhecer alguém ou não "dependia de, com quem estivesse de férias".Ao pretender aprofundar um pouco mais as preferências dos portugueses quando se trata de conhecer pessoas nas suas viagens e/ou escapadelas, os participantes foram questionados sobre quais as pessoas ou grupos preferiam não encontrar nas suas férias, sendo estas as respostas mais comuns:1. Casais chatos - 55%.2. Típico papagaio que não pára de falar - 40%.3. Fumadores - 36%.4. Namoradeiros -33%.5. Crianças indisciplinadas - 24%.6. Despedidas de solteiro - 16%.7. Grupos de idosos - 12%.A maioria dos entrevistados (52%) que afirmou considerar os “casais chatos” como os piores das companhias, disse que “estavam de férias para relaxar e ficar sozinhos e não queriam ter um encontro duplo com outro casal, enquanto outros, 24%, disseram achar desconfortáveis as "demonstrações públicas de carinho desses casais". Finalmente, mais de um terço, 35%, admitiram que inventaram desculpas para não passar tempo com outro casal.