5 Sentidos

António José Rodrigues apresentou ‘Porto Santo – contos, poemas, tradições e factos históricos – Caça na entrada da Fonte da Areia’

Foto Gonçalo Maia
Foto Gonçalo Maia

O porto-santense António José Rodrigues, ligado há muito ao mundo das letras, mas também à investigação histórica do Porto Santo, apresentou esta quinta-feira, o seu 7º livro, intitulado, ‘Porto Santo – contos, poemas, tradições e fatos históricos – Caça na entrada da Fonte da Areia’.

O autor pretende com este livro, “dar o testemunho, transmitir as nossas tradições e a cultura do Porto Santo, e também factos históricos”.

Os factos históricos para José António Rodrigues, “fazem parte da nossa história, mas também da história da Madeira e até do Continente, e com ele despertar alguém que seja mais estudioso no futuro e daí se dê um certo passo para a frente. Fazer uma história verdadeira e firme que o Porto Santo tanto precisa”.

O autor salientou ainda o facto de os jovens não estarem interessados nesta área do factor histórico da sua sociedade, de ler ou escrever sobre a sua terra. “Eu acho que se houvesse um bom implemento ou promoção junto dos jovens, estes estariam, muitos deles, prontos a gostar e investigar a literatura, a história porto-santense”.

António José Rodrigues disse ainda ao DIáRIO que está convencido !de que irá melhorar e mais cedo ou mais tarde, haverá um contributo mais firme para a nossa história ser conhecida, não só no Porto Santo, mas também, em todo o nosso Portugal”.

Esta apresentação foi realizada nos Paços do Concelho e teve a presença da presidente deste órgão autárquico, Fátima Silva, o presidente da edilidade, Idalino Vasconcelos, a presidente da junta de freguesia, Joselina Melim, e outras individualidades locais.