Madeira

Saiba na agenda desta terça-feira que obra será apresentada na Calheta

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

Lançamento da obra ‘Os que se divertem (A comédia da vida)’

A Câmara Municipal da Calheta apresenta, pelas 18h00, na Praça da freguesia do Jardim do Mar, o livro ‘Os que se divertem (A comédia da vida)’, da autora Luísa Susana Grande de Freitas Lomelino, que escrevia sob o pseudónimo de Luzia. A autora veio ainda em criança, com o pai para a Madeira, onde cresceu e para onde voltou já depois de adulta, mais precisamente para o Jardim do Mar, tendo vivido no solar da Nossa Senhora da Piedade, lugar que inspirou o seu imaginário literário, presente em várias das suas obras. A apresentação do livro estará a cargo da professora Luísa Paolinelli da Universidade da Madeira, contará com a presença do presidente da Câmara, Carlos Teles, assim como com a investigadora Cláudia Neves, especialista na obra da autora. O prefácio é da responsabilidade de Alexandre Honrado.

Apresentação do evento ‘Volta à Madeira Classic Rally’

Pelas 11h30, no Espaço Infoart da Secretaria Regional do Turismo e Cultura, haverá uma conferência de imprensa destinada a apresentar a ‘Volta à Madeira Classic Rally’, organizada pelo Clube de Automóveis Clássicos da Madeira, evento que, apoiado pelo Governo Regional, terá lugar nos dias 29 e 30 de Junho e 1 de Julho.

Dia da Unidade do Comando Territorial da Madeira

O Comando Territorial da Madeira da GNR realiza uma cerimónia militar comemorativa do seu Dia da Unidade, pelas 15 horas, na Praça do Povo, Funchal. Na cerimónia, presidida pelo representante da República para a Região Autónoma da Madeira, juiz conselheiro Ireneu Cabral Barreto, contará com uma formatura representativa das várias valências e meios da GNR na Região Autónoma da Madeira. Este Comando Territorial está sediado na ilha da Madeira e é responsável pelo cumprimento da missão da GNR naquele arquipélago.

Curso de Iniciação à Língua Alemã

De 26 de Junho a 31 de Julho, vai ter lugar na Universidade da Madeira, o Curso de Iniciação à Língua Alemã. Este curso é destinado a formandos sem conhecimentos prévios em Língua Alemã e permitirá alcançar o nível básico A1.1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. As aulas vão decorrer no Campus da Penteada, às terças e quintas-feiras, das 18h às 20h, e serão ministradas por Bárbara Faria. Para a comunidade académica, o curso tem um custo de 90 euros e para a comunidade não académica, de 100 euros. No final do curso, os formandos deverão ser capazes de escrever de forma básica em alemão, conseguir apresentar-se aos outros e responder a perguntas sobre si, compreender frases e expressões básicas, tendo em conta o alfabeto, nacionalidade, as cores, dias da semana, meses e estações do ano, membros da família, as horas, bem como aprender a utilizar os verbos básicos no Presente e aspectos gramaticais básicos, como os artigos definidos, indefinidos e as W-fragen.

Hastear da Bandeira Azul no Faial

O Município de Santana leva a efeito a cerimónia do Hastear da Bandeira Azul, Praia Acessível e Praia Qualidade de Ouro 2018, no Complexo Balnear da Foz da Ribeira do Faial, pelas 11 horas.

Secretarias Regionais de Educação e da Saúde assinam protocolo

As Secretarias Regionais de Educação e da Saúde celebram, pelas 17 horas, no Salão Nobre do Governo Regional, um protocolo que tem por objecto a colaboração activa entre os serviços de saúde e os serviços de educação da Região Autónoma da Madeira, com vista a proporcionar vigilância na saúde a crianças e jovens sinalizados em ambiente escolar. Neste contexto, a Direcção Regional de Educação (DRE) compromete-se a divulgar as iniciativas promovidas pelo Serviço de Saúde da RAM, E.P.E. (SESARAM) junto dos estabelecimentos de educação e ensino. A sensibilização dos encarregados de educação para a vigilância de saúde de crianças e adolescentes, e dos órgãos de gestão dos estabelecimentos de educação e ensino para a inclusão de temáticas da área da saúde nos projectos educativos, são os objectivos principais da divulgação a cargo da DRE. O SESARAM compromete-se a disponibilizar consulta em tempo útil, garantir o atendimento de casos de urgência escolar com comprometimento da cavidade oral (Serviço de Saúde Oral) e criar e dinamizar programas de formação de docentes, outros profissionais de educação e encarregados de educação na área dos hábitos e cuidados de saúde. Ambas as partes comprometem-se a incrementar a articulação inter-serviços, designadamente através de comunicação entre profissionais da mesma área, com a partilha de informação entre técnicos dos Centros de Saúde, Hospitais, Centro de Desenvolvimento da Criança e DRE, nas áreas de serviço social, psicologia, psicomotricidade, nutrição, diagnóstico e terapêutica e ajudas técnicas, com consentimento informado dos pais/encarregados de educação. O documento, válido por um ano, automaticamente renovável por iguais períodos, será subscrito pelo director regional de Educação, Marco Gomes, e pela presidente do SESARAM, Maria Tomásia Alves, e homologado pelos secretários regionais de Educação e da Saúde, Jorge Carvalho e Pedro Ramos, respectivamente.

Entrega de três veículos eléctricos no Campo da Barca

O vice-presidente do Governo Regional da Madeira, Pedro Calado, participa, esta terça-feira, dia 26 de junho, pelas 10h00, na cerimónia de entrega de veículos elétricos que decorrerá no parque de estacionamento do Edifício do Campo da Barca. As três viaturas eléctricas foram adquiridas no âmbito da candidatura do Governo Regional à primeira fase do Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica na Administração Pública e serão entregues ao Gabinete da Vice-Presidência do Governo Regional, à Direcção Regional do Ordenamento do Território e Ambiente e à Direcção Regional de Economia e Transportes.

Apresentação do XXI Torneio do CAB

A apresentação do XXI Torneio do CAB irá decorrer nas instalações do Pavilhão do CAB (Nazaré), pelas 12h00.