País

Oito em cada 10 portugueses devem gozar férias fora de casa no verão

Foto Arquivo
Foto Arquivo

Oito em cada 10 portugueses deverão gozar férias fora de casa no verão, com as praias nacionais a dominarem os planos, assim como preocupação em poupar, segundo um estudo do IPDT - Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo.

Com base em 532 questionários, a associação sem fins lucrativos divulgou que 80% dos “portugueses vão fazer férias fora de casa no período de junho a setembro deste ano, um valor próximo do apurado em igual período de 2017 (82%)”.

Nas conclusões do estudo lê-se também que nas decisões sobre férias de verão é tida em conta a “poupança, sendo esta uma preocupação vincada pelos portugueses, com a maioria a reconhecer que faz sempre uma estimativa orçamental para as suas viagens e que as suas opções dependem do preço dos destinos e de quanto conseguem poupar”.

“Ainda a este nível, procuram economizar nos voos e, em menor grau, nos locais que escolhem para usufruir das suas férias. Os dados revelam, por isso, um cenário pouco favorável a um aumento dos gastos, apesar de se esperar uma ligeira subida dos mesmos”, concluiu-se.

Como motivação principal para a viagem, os inquiridos respondem o sol e mar (54%), seguindo-se a cultura (14%) e as visitas a cidades (12%). Portugal é tido em conta como destino de férias em 45% das respostas.

Quanto ao alojamento, os hotéis de 4 estrelas são a opção respondida por 27%, ultrapassando o alojamento particular ou gratuito, sobretudo a casa alugada ou de familiares e amigos (22%).

O mês de agosto continua a liderar as preferências (44%) e assim como o período até sete noites (64%).

Segundo o inquérito, cada turista deverá gastar, em média, 430 euros nas férias de verão, a que corresponde um gasto unitário por noite de 57 euros, valores idênticos respondidos no ano passado.

O presidente do IPDT, António Jorge Costa, comentou, com base nas respostas obtidas, que “a expectativa para o gozo de férias é muito positiva com o Algarve a ser o destino de eleição, numa escolha que coloca Portugal no topo das preferências para 45% dos inquiridos”.

Dos que optam por viajar para o exterior, 30% referem a preferência pela Europa, com destaque para Espanha (18%).

“De salientar que, face a 2017 (25%), cresce o número de pessoas que vão fazer férias no estrangeiro”, nota-se.