Madeira

GR vai criar, ainda este ano, Plataforma Online de Serviços para “desburocratizar e acelerar processos”

Pedro Calado anunciou também, para breve, uma Plataforma da Transparência

None

“O Governo Regional prevê implementar, ainda este ano, uma Plataforma Online de Serviços disponibilizados aos cidadãos e empresas, que permitirá desburocratizar e acelerar processso”, anunciou esta manhã Pedro Calado, Vice-Presidente do GR.

O governante falava na abertura do Seminário de Simplificação Administrativa, que decorre até quinta-feira na Região, no âmbito do Projecto SIMPLIMAC, um projecto de modernização administrativa em que participam parceiros da Madeira, dos Açores, das Canárias, de Cabo Verde e do Senegal.

“Este portal único de atendimento será providenciado em multiplataformas, nomeadamente móveis, e permitirá aos cidadãos efectuar pagamentos online, como por exemplo, a mensalidade da creche pública, fazer reserva das Casas de Abrigo do GR, solicitar licenças; entre outros serviços”, adiantou Pedro Calado.

Referiu ainda que “aos empresários, serão disponibilizados serviços digitais relacionados com o exercício da actividade económica, nomeadamente a possibilidade de criar uma empresa, registar uma marca e, entre outras possibilidades, obter certidões”.

Por outro lado, com o objectivo de “promover a transparência, a inclusão e a participação para a boa governança dos serviços públicos”, adiantou que se encontra já em fase de finalização “uma Plataforma da Transparência que visa incrementar a aproximação da Administração Pública Regional à sociedade civil”.

Com estas apostas, assegurou perante a missão internacional de cooperação presente neste seminário que “o reforço da exigência, a qualidade dos serviços prestados e a diminuição dos encargos para os cidadãos são, efectivamente, uma prioridade” na actuação deste governo.