Madeira

Plátanos no Largo da Fonte não representam risco, assegura Câmara do Funchal

Foto Arquivo
Foto Arquivo

A vice-presidente e vereadora do ambiente da Câmara Municipal do Funchal assegura que não há razões técnicas e de segurança para qualquer intervenção nos plátanos do Largo da Fonte, na freguesia do Monte. A conclusão resulta dos trabalhos feitos pela equipa de especialistas espanhóis no estudo de árvores que esteve a trabalhar no local.

À TSF-Madeira, Idalina Perestrelo diz que o parecer técnico atesta que as árvores, os plátanos, não representam perigo para quem por lá circula.

“Esta equipa espanhola esteve lá a trabalhar, porque tem outros olhos, outros conhecimentos, e verificaram cada uma daquelas árvores”, concluindo que estão seguras.

A autarca revelou ainda que desde a chegada dos técnicos que vieram do continente português e da Galiza foram cortadas 8 árvores em todo o concelho do Funchal, uma decisão tomada depois dos especialistas as terem considerado comprometidas. “Nunca é uma decisão tomada de ânimo leve”, realça Idalina Perestrelo.

A autarca afirma que todo o processo de avaliação, vistoria e poda das árvores, que ocorreu nos últimos dias no município, foi acompanhado pelos técnicos da câmara “para obterem maiores conhecimentos”, ressalvando que os custos em contratar os técnicos espanhóis e continentais não são significativos “tendo em conta o trabalho foi realizado”.

Um trabalho que esta sexta-feira ficou concluído. Os técnicos espanhóis e portugueses regressam a casa depois de terem vistoriado e avaliado grande parte do património arbórea do Concelho tendo inclusive passado a ‘pente fino’ os plátanos do largo da fonte no Monte. Árvores centenárias que, garante Idalina Perestrelo, estão firmes e seguras.