Artigos

E assim vai o Mundo!

Mas o certo é que os progressos na Saúde estão imparáveis, esperam-se novos antibióticos

O nascimento do Mundo ou a origem do Universo, tem várias explicações e teorias, as quais foram assinaladas até ao século XVI, com algum monopólio religioso, relatando deste modo, aquilo que foram chamados, os “mistérios” da criação. Até que, Copérnico e Galileu, “substituíram” o milagre metafísico, por uma realidade física ... e, mais tarde, Newton, provou entre outras coisas, que os movimentos dos planetas podiam ser explicados por leis físicas, por sinal muito simples. Assim, baseadas as novas explicações, mais na Ciência e menos na Teologia, será possível aceitar a Teoria do Big-Bang - a tal explosão primordial ... que fez nascer o Universo ... mas não se sabe ao certo, o que havia antes ...! Podia ter surgido do nada ... e depois, com uma evolução natural, ter-se-iam formado, átomos, moléculas, estrelas, galáxias e a vida.

Sabemos lá exactamente como começou o Mundo ? ... mas o certo e seguro, é que sabemos como evoluiu, como se modificou - imaginem o que ainda falta evoluir ou modificar - enquanto observamos o imenso trabalho do ser humano, o grande cérebro e motor, de tudo o que de bom foi, é, e será realizado, ... e também de todo o mal, que por aí existe, paira e vive ... fazendo rodar sem parar esta imensa “bola” multicolor! Assim, o momento do início do Cosmos, tem zonas nebulosas, mal explicadas, mas, tudo o que aconteceu depois - nos 14 biliões de anos que se seguiram - tem uma justificação científica, lógica e compreensível. A Ciência, que evoluiu todo o tempo, ora beneficiando, mais raramente prejudicando, sempre foi pensada e usada, em primeira instância, para o bem e para o progresso, dos seus utilizadores - o ser humano e seus pares.

Passados todos estes biliões de anos, ficamos surpreendidos com os progressos tecnológicos, mundiais, muitos deles na área da saúde, capazes de solucionar tanta coisa que antes era indissolúvel e impossível. A expectativa do tempo de vida aumentou - mais no sexo feminino que no masculino - havendo acesso a novas técnicas cirúrgicas, a novas moléculas de medicamentos, estes muito mais eficazes, beneficiando as populações ... mas, com melhores resultados, onde existe melhor formação e melhor orientação e organização.

Por um lado, usamos a Ciência para melhorar a qualidade de vida das pessoas, ampliando os apoios aos mais necessitados, especialmente no final do seu tempo aumentado de vida. Por outro lado, os desadaptados, os fanáticos e os extremistas, usam a Ciência no sentido inverso, para destruir a qualquer custo, o conhecimento, a evolução, a segurança, os “habitats” naturais duma sociedade, que se quer, evoluída, saudável e credível. Por um lado, está o Mundo a trabalhar para estabilizar os desiquilíbrios, pensando no bem comum, no bem estar das populações. Por outro, estão alguns Países - felizmente poucos, mas infelizmente em número significativo - tentando e conseguindo desequilibrar, destruir e desestabilizar, sem nexo e sem razão. Será tudo isto resultado de alguma virose desconhecida?

Não sei! Mas o certo é que os progressos na Saúde estão imparáveis, esperam-se novos antibióticos - porque as resistências aos microorganismos hospitalares estão cada vez mais problemáticas - sabendo-se que dois ou três deles se revelam muito promissores. Há novas vacinas na forja - apesar de não ser obrigatória em Portugal a sua utilização - a da malária, importante pelo que pode significar na Saúde de muitos países africanos, e uma novidade recente: uma vacina contra o cancro - não se sabendo ainda a dimensão especifica do seu alcance. Novos tratamentos na Cardiologia, relacionados com enxertos valvulares bio-absorvíveis, o implante colocado dentro do coração, funcionando como “bomba” de ejecção no ventrículo esquerdo, para os pacientes com insuficiência cardíaca que não respondem á medicação oral e os novos marca-passos ou pace-makers colocados sem cirurgia e que têm menos de 01cm3 de volume. Há novos fármacos em estudo final, para o tratamento da D. de Alzheimer, quando também surgem 97 novas áreas do cérebro recentemente identificadas, ajudando ainda mais o seu conhecimento, ainda muito restrito. A possibilidade de haver um pâncreas artificial, também está perto do sucesso, facilitando todos os diabéticos que possam usufruir deste serviço.

Pensando duma maneira muito natural em que, ... “o Mundo pula e avança” e “o Sonho comanda a Vida” ... vamos evoluindo, apoiados na tecnologia, recordando aqui dois objectos: os telemóveis e os computadores - que são aqueles que mandam em nós e decidem o rumo do nosso quotidiano - mas também, cada vez mais, considerados indispensáveis. Ao que chegámos!

E em conclusão final, com mais ou menos atentados bombistas nos centros urbanos europeus, com mais ou menos ameaças de guerra atómica, sempre com os intervenientes do costume, com mais ou menos incêndios de causa “natural” nos espaços florestais portugueses, com mais ou menos negligências gratuitas, assim vamos passando o tempo - decidindo quase sempre, hoje, o que se pode fazer amanhã.

E, ... assim vai o Mundo!