Madeira

PSD orgulhoso do apoio prestado aos agricultores na Calheta

A candidatura do PSD ao concelho da Calheta esteve, hoje, numa acção na freguesia da Fajã da Ovelha.
A candidatura do PSD ao concelho da Calheta esteve, hoje, numa acção na freguesia da Fajã da Ovelha.

“Temos muito orgulho e satisfação no apoio que demos aos agricultores e ao sector agrícola da freguesia da Fajã da Ovelha e do concelho da Calheta”, afirmou hoje Carlos Teles. O recandidato do PSD à autarquia da Calheta, falava numa acção de pré-camapanha promovida, esta quarta-feira, no Sítio da Raposeira (Fajã da Ovelha), com o intuito de rebater as acusações do presidente da Junta de Freguesia CDS-PP, Gabriel Neto.

“Vimos aqui para repor a verdade. Foi dito aqui, exactamente neste caminho, que durante quatro anos a Câmara não investiu um cêntimo na freguesia da Fajã da Ovelha no sector agrícola (...) compreendemos que é uma altura muito intensa, mas nós não devemos perder a nossa transparência e a nossa verticalidade”, retorquiu o social-democrata.

Carlos Teles prosseguiu enumerando os apoios da autarquia PSD ao nível do sector agrícola naquele concelho, nomeadamente: a redução de taxas de construção de tanques de rega e de estufas agrícolas; a distribuição gratuita de 12 toneladas de raticida a todos os agricultores do concelho da Calheta; o fornecimento de combustível para a limpeza anual dos caminhos florestais com máquinas do Governo Regional.

Entre as medidas enunciadas o candidato fez questão de destacar a abertura do Caminho Agrícola do Aviceiro: “Nós dizemos com orgulho que foi neste mandato que nós construímos este Caminho Agrícola do Aviceiro, no Sítio da Raposeira, na freguesia da Fajã da Ovelha (...) que veio ajudar em muito os proprietários de terrenos agrícolas aqui da zona”.

“Iniciámos esta obra em Fevereiro de 2014; adjudicamos em 2013. Portanto, é uma obra inteiramente feita no nosso mandato, com apoios da União Europeia e também com verbas do orçamento municipal”, acrescentou.

O candidato do PSD não quis deixar de sublinhar que o trabalho feito pela Junta de freguesia da Fajã da Ovelha no sector agrícola, não seria possível sem o apoio financeiro da Câmara Municipal da Calheta. “Nós atribuímos um apoio financeiro a todas as juntas de freguesia do concelho da Calheta, sem excepção (...) Também apoiámos com 36 mil euros a Junta de Freguesia da Fajã a Ovelha, o que permitiu a esta junta poder fazer algum trabalho, porque nós sabemos que a verba que vem do Fundo de Equilíbrio Financeiro do Estado não é suficiente para uma junta de freguesia poder fazer o seu trabalho”, frisou.

Carlos Teles concluiu a sua intervenção comprometendo-se a continuar a ajudar os agricultores do concelho, através de novos projectos para caminhos agrícolas e apresentando duas novas propostas para o sector social: a criação de um cartão sénior, que irá proporcionar descontos às pessoas com mais de 65 anos; o ‘Projecto Bem-Estar’, que visa apoiar as pessoas com dificuldades de locomoção na aquisição de equipamentos, como cadeiras de rodas ou andarilho.