Mundo

Assista ao vídeo da operação de resgate da GRN no mar Egeu

A força portuguesa destacada na Grécia salvou ontem 48 migrantes; são já 737 desde Março

À deriva num barco de borracha no mar Egeu estavam 26 crianças, 11 mulheres e 11 homens, provenientes da Síria.
À deriva num barco de borracha no mar Egeu estavam 26 crianças, 11 mulheres e 11 homens, provenientes da Síria.

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através de militares destacados na ilha de Kastellorizo na Grécia, no âmbito da missão da Agência Europeia de Fronteiras e Guarda Costeira (FRONTEX), resgatou ontem, no mar Egeu, 48 pessoas, das quais 26 crianças, 11 mulheres e 11 homens, provenientes da Síria.

O resgate ocorreu durante uma acção de patrulhamento marítimo, quando os militares detectaram os migrantes num barco de borracha à deriva no mar Egeu. Os migrantes foram resgatados para a embarcação portuguesa em segurança e encaminhados para as autoridades helénicas. Das 11 mulheres, uma delas estava grávida.

“O principal objectivo desta operação FRONTEX é prevenir, detectar e reprimir ilícitos relacionados com a imigração ilegal, tráfico de seres humanos e outros crimes transfronteiriços, contribuindo fundamentalmente para a salvaguarda de vidas humanas no mar através de missões de busca e salvamento”, refere o comunicado da Unidade de Controlo Costeiro.

Desde o dia 1 de Março, a força Portuguesa destacada em Samos e Kastellorizo já resgatou 737 migrantes dos quais 291 crianças, 193 mulheres e 253 homens.