Madeira

CDU preocupada com “o esquecimento a que estão votadas” as zonas altas de Câmara de Lobos

None

A CDU esteve esta segunda-feira em Câmara de Lobos para abordar “o esquecimento a que estão votadas as zonas altas” do concelho.

“O que temos observado ao longo deste mandato autárquico é que tem havido uma intervenção muito grande do actual executivo camarário do PSD junto do litoral, e onde, contrariamente a essa aposta, persistem problemas gravíssimos nas zonas altas do concelho”, diz a CDU em comunicado.

“Falamos concretamente neste local onde nos encontramos, o Garachico, em que as populações há muito reivindicam uma rede de saneamento básico, mas sentem-se abandonadas pela governação municipal que tem feito tábua rasa das suas reivindicações”, explicam os comunistas.

“A existência de saneamento básico é um dos principais indicadores de desenvolvimento de uma sociedade e o que verificamos aqui são os esgotos a serem despejados para os córregos e ribeiros e para a levada que serve para irrigar os campos agrícolas, sem que se vislumbre um fim à vista. Esta situação assume contornos mais difíceis, até do ponto de vista da saúde pública, porque por todo o Sítio encontramos esgotos a céu aberto. Na escola do 1.º ciclo é garantida a recolha periódica dos resíduos através de um auto tanque para onde é feito o esvaziamento do colector do estabelecimento de ensino”, adiantam.

Por isso, garantem: “Esta é uma situação inadmissível e que a CDU vai continuar a fazer questão de lembrar a sua existência, mobilizar as populações para a luta durante o tempo que for preciso até que esta importante questão seja resolvida”.