Artigos

O lobby!

Na hotelaria, é aquele espaço, normalmente junto á entrada do estabelecimento, onde as pessoas se encontram, para contactos, relacionamentos, com alguns serviços mínimos ou de apoio imediato - afinal, o átrio do hotel.

No dicionário inglês-português, o significado é dúbio, ... mas, o verbo relativo á palavra, tem a ver com, pressionar, influenciar, ... coisas próprias do tráfico de pessoas ou de influências.

Na gíria, seja no sector público ou no privado, lobby, é, equipa, grupo, para fazer exactamente pressão, influência, para impressionar, para fazer aprovar, ... e assim ganhar e depois, vender ou investir. Nada de novo até agora, ... porque se percebeu há muito, que em Portugal, e em especial nos locais de decisão, os lobbys estão lá todos ... como raposas á porta do galinheiro ... esperando, esperando sempre! A palavra lobby, devia até ser reconhecida como palavra genuinamente portuguesa, e escrita mais ou menos assim - lobí !

E não temos dúvidas que a Assembleia da República (AR) é a “mãe” e a “madrinha” de todos os lobbys, ... que podem nascer de uma gestação de 3 a 4 horas, com reuniões, milimétricamente planeadas, para poder manipular, aquilo que não é fácil, nem políticamente, manipulável.

Eu pensava que estava tudo esclarecido, sobre o consumo do tabaco ou de outras variantes em inalações pulmonares, que são nocivos para o organismo humano, para a saúde dos próprios portanto, e também para quem está por perto. Erradamente chamados fumadores passivos! Que não são mais do que uns indivíduos que não fumam, mas que gostam de estar em ambiente de fumo. Que tossem, espirram, intoxicam e não gastam dinheiro em tabaco, nem alimentam o vício. Também pensei que, estava esclarecido, que fumar não é mais um vício, mais sim uma doença - assim designada pela OMS ... doença que, como tantas outras, tem tratamento, no caso do paciente a querer tratar.

Mas afinal enganei-me, porque o lobby dos fumadores, eles mesmo representando apenas 17,5% dos portugueses, porque, como se verifica, metade dos portugueses não sabe, não reage e não vota - fumadores que, neste contexto, não são mais do pacientes, que não se querem tratar . E pasme-se, querem atenuar, uma reconfiguração da lei do tabaco, para lhes dar mais oportunidades e menos limitações. Portanto, estes pacientes, coitados, que tossem todo o santo dia, que incomodam com o fumo, que sujam o chão do país com “beiças” e maços amassados, ainda assim querem mais umas regalias ou menos algumas restrições. E falam sempre dos direitos dos fumadores ... eu diria assim: direitos dos doentes.

Mas como a AR tem passado um largo tempo a velar pelos direitos da adopção, da gestação, do casamento, pelos direitos dos animais - até existe um partido para isso mesmo - apetece perguntar, o que diz esse partido da crueldade em abusar dos galináceos? Colocá-los ainda imberbes, em linhas de alimentação e crescimento acelerado, obrigatório e sistemático, com alimentação aditivada com: hormonas, sais minerais e tantas “coisas” mais, todas elas programadas, para um aumento muscular e para um crescimento super-rápidos, ... depois, ... alinharem os seus pescoços carnudos, na linha de abate, ... a seguir a viagem para o Super A ou B, ... depois para o forno C ou D e finalmente o estômago E ou F.

Este exemplo não veio ao acaso ... porque os galináceos, são animais de estimação ou de companhia, entre os povos orientais, aliás os mais populosos do mundo! E não deviam estes animais ter também alguma protecção política?

Fazer “lobby” é uma forma airosa de contornar obstáculos e uma forma moderna e prática de executar a anti-democracia, ... porque ali não está a vontade do povo. No fundo, os representantes eleitos pelo povo, e os governos por ele autorizados a governar, fabricam leis, que, na sua essência, depois de uma elaboração exímia, apresentam “portas” e “janelas”, que se podem utilizar ... para sair e entrar, servindo de preferência, o melhor negócio. Só assim se pode entender o disparate de tantas leis, úteis em teoria e inúteis na prática ... como exemplo, a chamada lei do ruído. E a lei do tabaco é outro caso evidente de manipulação de interesses! Um jovem de 16 anos não pode comprar tabaco ... mas pode almoçar com a família num restaurante de fumadores ... em Portugal! Em Espanha nem entra num restaurante para fumadores!

Enfim, estamos muito contentes com o déficite, que está diminuindo, ficamos contentes pelo crescimento económico, mas não reparamos que estamos a crescer “inclinados” para o lado ... como uma árvore a crescer inclinada, que numa forte ventania... irá cair fatalmente ao chão.

P.S. Continua a haver vítimas de graves agressões, com animais rotulados de companhia, com reconhecidas atitudes perigosas - que são interpretadas com uma passividade, da autoridade e do legislador !