Madeira

PCP defende promoção da habitação social no Funchal

None

O PCP, através do seu vereador na Câmara Municipal do Funchal, Artur Andrade realizou uma iniciativa onde abordou questões relacionadas com a necessidade e urgência de promoção de políticas de habitação social no concelho do Funchal.

Artur Andrade considera que “a habitação social, em sentido lato, foi um dos parentes pobres no actual mandato da Câmara Municipal do Funchal”, adiantando que “na prestação de contas e no que concerne à execução do Plano Plurianual de Investimentos, é praticamente nula a realização nesta área”. O vereador comunista lembra que, na Sociohabitafunchal, a empresa municipal que gere a área da habitação, “estão inscritos mais de 3.400 famílias, para os quais urge encontrar respostas”.

De acordo com Artur Andrade, “apesar das propostas apresentadas pela CDU, e que foram aprovadas,para reforço das verbas para a habitação social, o certo é que, na prática, a execução é irrisória no que diz respeito à “Manutenção, recuperação e Beneficiação dos Bairros Sociais e nula no relacionado com a construção e aquisição para arrendamento social”. O dirigente comunista considera tal “incompreensível quando a Câmara Municipal do Funchal apresenta um saldo de gerência de cerca de 3 milhões de euros e um acréscimo de receitas que totalizou 7.175.998 milhões de euros”.

“É necessário inverter este caminho e proceder a alterações nas prioridades de investimento da Câmara Municipal do Funchal”, vincou Artur Andrade, revelando que, nesse sentido, a CDU apresentou na reunião da vereação de hoje, uma resolução no sentido do município reforçar a dotação orçamental para a área da habitação, nomeadamente na “aquisição, reparação e beneficiação em habitação social”, no valor de 1,5 milhões de euros para intervenção directa na área da habitação social, nomeadamente com aquisição e ou construção de habitação para posterior arrendamento.