Madeira

PSD diz que amianto no Bairro da Quinta Falcão coloca em risco saúde dos moradores

None

O PSD-Madeira deslocou-se hoje ao Bairro da Quinta Falcão, em Santo António, para denunciar que as casas e apartamentos ali existentes continuam a ter cobertura de amianto que é um material cancerígeno. Os social-democratas, que aproveitaram para contactar com os moradores do bairro, consideram que é necessária uma intervenção “urgente” por parte da Câmara Municipal do Funchal (CMF), de forma a assegurar condições mínimas de vida aos habitantes.

“Todo o amianto existente nas coberturas destas casas e edifícios coloca em risco a saúde de todas as pessoas que cá vivem” alertou o deputado João Paulo Marques, sublinhando que aqueles moradores “não são números”, são “famílias reais que todos os dias estão expostas a um material cancerígeno”.

João Paulo Marques lembrou o ‘Programa Amianto Zero’, que visava a remoção do amianto dos bairros municipais, acusando o actual executivo camarário de nada ter feito a esse respeito. “A Câmara Municipal do Funchal anunciou o Programa Amianto Zero, que prometia retirar todo este material perigoso da casa das pessoas, mas a única coisa que é zero é o trabalho feito por esta Câmara, porque quatro anos depois nenhum amianto foi removido”, disse João Paulo Marques.

“Todavia isso não impediu que a Câmara e o seu presidente usassem estas pessoas e a situação de perigo em que vivem para fazer propaganda, e o mais caricato é que hoje existem mais cartazes de publicidade da Câmara do que casas sem amianto”, continuou o deputado.

Segundo João Paulo Marques, se estas casas e apartamentos ainda hoje estão de pé, isso deve-se única e exclusivamente “ao esforço e ao sacrifício destes moradores”. No entanto há situações no Bairro Quinta Falcão que “só a Câmara Municipal do Funchal pode resolver”, nomeadamente a remoção do amianto, concluiu.