Mundo

Perdão presidencial para 174 presos de delito comum na Gâmbia

Foto Reuters
Foto Reuters

O Presidente da Gâmbia, Adama Barro, indultou 174 reclusos que tinham sido encarcerados pelo seu antecessor Yahya Jammeh, disse hoje uma fonte penitenciária à agência France Press (AFP), em Banjul.

Usando dos seus poderes presidenciais, Barrow concedeu perdão a 174 prisioneiros, todos reclusos de delito comum, precisou a mesma fonte à AFP.

O perdão presidencial foi conferido no passado sábado e todos os presos abrangidos pela medida de clemência já se juntaram aos seus familiares.

Entre os beneficiados pelo perdão presidencial estão também reclusos de nacionalidade senegalesa, revelou uma outra fonte dos serviços prisionais.

Da lista de mais de 174 prisioneiros indultados estão também 12 mulheres.

O indulto presidencial coincidiu com 18 de fevereiro, data de aniversário da independência desta ex-colónia inglesa encravada no Senegal, com exceção da sua costa marítima.

Barow já havia libertado várias pessoas que foram presas pelo regime de Yahya Jammeh que dirigiu o país durante 22 anos com “mão de ferro”.

No seu discurso de 18 de fevereiro, Barrow prometeu libertar todos os presos que permaneciam detidos sem terem sido sujeitos a julgamento.

Yahya Jammeh, que contesta a vitória de Barrow nas eleições de dezembro, largou o poder na Gâmbia a 21 de janeiro último e refugiou-se na Guiné Equatorial.