Boa Vida Patrocinado

Gladíolos, as flores do ‘encontro’

Diz-se que, antigamente, quando uma mulher recebia Gladíolos, sabia que o número de flores representava a hora do encontro com o eleito do seu coração...

None Ver Galeria

Conhecidos por serem flores brilhantes, surpreendentes e sedosas, os Gladíolos significam ‘encontro’ e são também chamados ‘palma holandesa’ ou ‘palma-de-santa-rita’. Diz-se que, antigamente, quando uma mulher recebia gladíolos, sabia que o número de flores representava a hora do encontro com o eleito do seu coração. O seu nome vem do latim “galdiolus” e significa espada, sendo cultivadas desde os tempos mais antigos.

Estas plantas são originárias do continente africano, de Madagáscar, da Europa e do Oeste asiático, sendo que o maior número de espécies se encontra em África. São flores cultivadas no mundo inteiro, por causa dos seus cachos altamente decorativos e que tem grande valor comercial.

Os Gladíolos são das flores mais bonitas que podem ser cultivadas num jardim e existem numa grande variedade de cores. Quase sempre apresentam um colorido brilhante e uma enorme exuberância.

De porte erecto, a altura normal destas plantas situa-se entre os 50 e os 180 cm e são dotadas de folhas em forma de espada. As flores costumam ser de cor branca, vermelha, rosa, salmão, lilás, ou até bicolores, apresentando também manchas e pintas nas pétalas inferiores. Ao todo existem cerca de 180 espécies e mais de 10.000 variedades, sendo uma das plantas bolbosas mais utilizadas.

As espécies variam desde muito pequenas até às espigas de flores gigantes disponíveis no comércio. São largamente cultivadas no mundo inteiro, por causa dos seus cachos altamente decorativos e que tem grande valor comercial.

Os Gladíolos devem ser plantados no início da Primavera ou no final do Inverno, a cerca de 10 cm de profundidade e a uma distância uns dos outros de 8-15cm. Antes da plantação deve-se pulverizar os bolbos com um fungicida para prevenir posteriores problemas. O crescimento varia entre o médio e o rápido e são flores que toleram meia sombra.

As melhores temperaturas para o seu desenvolvimento situam-se entre os 10-15º à noite e 20-25 ºC durante o dia. Esta planta adapta-se a vários tipos de solos, mas o Gladíolo prefere os solos férteis, bem drenados e ricos em húmus. Estas flores são sensíveis à geada. Em termos de rega, é necessário fazê-lo regularmente durante a plantação até ao aparecimento da haste floral. Depois deve-se regar de modo a deixar o terreno húmido, mas não encharcado. É possível incorporar algum adubo orgânico no solo antes da plantação. Adubar a cada três semanas a partir do momento em que a planta atinja cerca de 15cm.

Gostava de ver o seu jardim enriquecido com Gladíolos? Visite então o nosso Garden Center, com 1000 m2, na Estrada Monumental nº 550.

Venha visitar-nos e apreciar a variedade de plantas e flores que temos para si. Aproveite e relaxe, tome um café e confie na nossa qualidade!

Tulipa Garden Center: contactos: 291640570

Site: www.atulipa.com Facebook: tulipa.madeira