País

Fernando Ruas questiona Comissão Europeia sobre medidas contra seca

None

O eurodeputado Fernando Ruas (PSD) questionou hoje a Comissão Europeia sobre se tenciona adoptar medidas extraordinárias para minimizar os impactos da seca no Sul da Europa, nomeadamente em Portugal.

Segundo um comunicado, Ruas enviou uma pergunta escrita, com carácter prioritário, sobre a eventual adopção, por Bruxelas de “medidas extraordinárias para minimizar os impactos destes fenómenos climáticos”.

O eurodeputado alertou ainda a Comissão Europeia para o facto de a seca e escassez de água estarem a afectar “um universo geográfico onde vivem 130 milhões de habitantes”.

No caso concreto de Portugal, Ruas salientou que “75% do território está em seca extrema e 25 % em seca severa, sendo as regiões mais deprimidas e do interior as mais afectadas”, considerando ainda que se estima que estes fenómenos se agravem.

“É importante avaliar o impacto económico destes fenómenos climáticos e é urgente que as Instituições Europeias, os Estados-membros e as partes interessadas adoptem estratégias adequadas de longo prazo, para o uso eficiente da água, particularmente, a nível local e regional”, salientou.