Desporto

EUA é adversário de má memória para o lado luso

None

A selecção portuguesa de futebol nunca venceu os Estados Unidos nos dois jogos oficiais que realizou frente aos norte-americanos e, em particulares, soma dois triunfos, ambos pela margem mínima, o último há quase 30 anos.

Os Estados Unidos são uma equipa de má memória para o lado português, já que ajudou a formação das ‘quinas’ a regressar a casa mais cedo no Campeonato do Mundo de 2002, que decorreu na Coreia do Sul e no Japão, e, mais recentemente, no Mundial2014, no Brasil.

Na Arena Amazónia, em Manaus, na última vez que as duas selecções se encontraram, Nani deu vantagem a Portugal, logo aos cinco minutos, mas os norte-americanos protagonizaram a reviravolta na segunda parte, com golos de Jermaine Jones (64) e Clint Dempsey (81). Já nos descontos, Silvestre Varela fez o resultado final (2-2) e adiou a eliminação da selecção nacional, que acabou por se confirmar na última jornada da fase de grupos.

Portugal e Estados Unidos defrontaram-se pela primeira vez num jogo oficial no Mundial2002, na estreia na competição, e desta vez a equipa lusa perdeu mesmo (3-2), em Suwon, na Coreia do Sul.

A equipa norte-americana demorou quatro minutos para inaugurar o marcador, por intermédio de John O’Brien, e rapidamente conquistou uma vantagem impensável, graças ao auto-golo de Jorge Costa, aos 20, e um remate certeiro de Brian McBride, aos 29.

Portugal reduziu ainda antes do intervalo, aos 39 minutos, através do defesa Beto, mas foi incapaz de chegar ao empate apesar do auto-golo de Jeff Agoos, aos 71.

É preciso recuar até 1978 para assistir ao primeiro encontro entre as duas selecções, disputado no Estádio do Bonfim, em Setúbal, e decidido a favor dos portugueses, com um golo marcado por José Alberto Costa à passagem da meia hora.

Portugal e Estado Unidos voltaram a medir forças dois anos depois, em 1980, no Estádio do Restelo, em Lisboa, e o resultado já não foi tão favorável à equipa das “quinas”, uma vez que após Carlos Manuel inaugurar o marcador, aos 63 minutos, Ricky Davis restabeleceu o empate de imediato, aos 67, fixando o 1-1 final.

O terceiro embate entre as duas selecções disputou-se uma década mais tarde, em 1990, no estádio Professor Dr. Vieira de Carvalho, na Maia, que se impôs por 1-0, graças a um golo madrugador de Domingos Paciência, concretizado logo aos oito minutos.

A resposta dos Estados Unidos surgiu dois anos mais tarde, em 1992, no primeiro “duelo” em solo norte-americano, no Estádio Soldier Field, em Chicago, e que terminou com o triunfo tangencial dos anfitriões, graças a um golo de Roy Wegerle.

O Portugal-Estados Unidos, que serve de preparação para a fase final do Mundial2018, está agendado para terça-feira, às 20:45, no Estádio Municipal de Leiria.