Madeira

I Estafeta Inter-bairros da Cidade do Funchal pretende dinamizar os bairros sociais

None

Foi apresentada esta manhã a I Estafeta Inter-bairros da cidade do Funchal. Um projecto de cariz social da autoria da Associação Artística e de solidariedade social (Olho-te) que conta com o apoio da Associação de Atletismo da Madeira (AARAM) e com a colaboração de outras entidades, nomeadamente a Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, através da Investimentos Habitacionais da Madeira(IHM) a Câmara Municipal do Funchal e as Juntas de Freguesia de São Martinho e São Pedro.

A corrida desportiva realiza-se no próximo dia 04 de Novembro pelas 9h00 numa extensão de aproximadamente 21 km dividida em sete percursos.

O projecto pretende envolver as pessoas dos bairros em actividades desportivas uma vez que o desporto é uma boa forma de promoção da inclusão social.

Nesta apresentação pública, a presidente da IHM, Vânia Jesus, salientou a importância desta parceria, atendendo à função social da instituição no atendimento e acompanhamento social das famílias que vivem nos bairros sociais, tendo em conta uma “política social de proximidade e um papel interveniente junto de quem lá vive”, frisou.

A Olho-te dispõe agora de uma sede para desenvolver toda a sua actividade social, graças a um protocolo assinado com a IHM que tem vindo a “reforçar as parcerias público-privadas numa logica de proximidade com os residentes e com as instituições ligadas ao bairro”, diz Vânia Jesus que destaca o “diálogo e o envolvimento proactivo de todos” para a realização desta I estafeta interbairros cidade do Funchal.

O objetivo é que as iniciativas sociais desenvolvidas cheguem ao maior número de pessoas. Daí que estejam a ser feitas apresentações nos próprios bairros para que os moradores constituam as suas equipas. A primeira decorreu no bairro da Nazaré e decorrerá nos outros bairros durante os próximos dias

Vânia Jesus salienta ainda que a IHM continuará a apoiar este tipo de projetos e incentiva à participação.