Madeira

Docente da Universidade da Madeira arrecada prémio com trabalho sobre esporos de fungos na atmosfera de Lisboa

None

‘Monitorização de esporos de fungos presentes na atmosfera de Lisboa, 2014-2016’, da autoria de Irene Camacho, docente da Faculdade de Ciências da Vida da Universidade da Madeira, foi considerado o melhor poster da 38.ª Reunião Anual da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

O Poster premiado resultou de um trabalho de monitorização dos esporos de fungos do ar atmosférico de Lisboa entre 1 de Janeiro de 2014 e 31 de Dezembro de 2016.

Este trabalho de monitorização revelou-se de extrema importância para um melhor conhecimento e controlo da doença alérgica respiratória relacional com hipersensibilidade a fungos, já que permitiu conhecer a frequência diária, mensal e anual dos esporos fúngicos e a relação das suas concentrações com as condições climáticas na região de Lisboa durante o último triénio. As concentrações mais elevadas de esporos de fungos registaram-se nos meses de Outono.

Outubro, em particular, foi o mês que apresentou o maior índice mensal médio com um total de 227.760 esporos de fungos. Por sua vez, os meses de Inverno apresentaram os níveis mais baixos de esporos de fungos.

A Reunião da SPAIC é o evento anual mais relevante na área da formação e actualização em Alergologia e Imunologia Clínica em Portugal e este ano decorreu no Hotel Eurostars Oasis Plaza, na Figueira da Foz, entre os dias 6 e 8 de Outubro, sob o tema ‘Alergia e Qualidade de Vida’.