Mundo

Tribunal Texas obriga polícia estadual cumprir ordens prisão imigrantes ilegais

Foto DR
Foto DR

Uma xerife texana que tinha recusado cumprir a determinação de deter imigrantes em prisões locais disse na segunda-feira que o seu condado vai passar a cumprir estes pedidos das autoridades federais.

A xerife Sally Hernandez, do condado de Travis, afirmou que as suas políticas tinham sido atualizadas para cumprir a decisão de um painel de três juízes, do tribunal de recurso de Nova Orleães.

A sua porta-voz, Kristen Dark, afirmou que isto significa que as prisões, incluindo as da capital estadual, Austin, vão honrar as detenções feitas pelos agentes do Serviço de Alfândegas e Fronteiras.

Hernandez é uma eleita democrata, que tinha anunciado no dia da inauguração da presidência de Donald Trump que as suas prisões não obedeceriam às pretensões federais relativas às detenções.

Uma lei do Texas contrária às designadas cidades-santuário, que protegem os imigrantes, tinha sido bloqueada por um tribunal de primeira instância em agosto. Mas um tribunal de recurso decidiu na segunda-feira que o Estado pode obrigar os agentes locais a