Mundo

Polícia brasileira realiza operação contra o tráfico de droga em favela do Rio de Janeiro

None

Cerca de 300 policiais realizam hoje uma operação contra o tráfico de droga na favela de Jacarezinho, na região norte da cidade brasileira do Rio de Janeiro, onde até ao momento oito suspeitos foram detidos, segundo fontes oficiais.

As autoridades cumprem ordens de prisão contra supostos traficantes que também estarão envolvidos no assassínio do delegado da polícia civil Fábio Monteiro e do agente Bruno Guimaraes Buhler.

A operação começou cerca das 06:30 locais (08:30 Lisboa) e, de acordo com algumas testemunhas citadas pelos media brasileiros, houve tiroteios intensos na área.

O espaço aéreo no Rio de Janeiro está fechado ao trânsito de helicópteros e aeronaves, embora os dois aeroportos da cidade mais emblemática do Brasil estejam operacionais.

Jacarezinho, uma das favelas mais perigosas do Rio de Janeiro, já foi o cenário de outras operações em janeiro, especialmente depois de o delegado ter sido encontrado morto dentro de um veículo no local.

As autoridades afirmam que foram presos na semana passada o traficante Wellington de Souza Macedo, apelidado de “Caolha”, e 15 outras pessoas acusadas de participar no assassínio do delegado.

O estado do Rio de Janeiro, cuja população está concentrada principalmente na sua capital, enfrenta uma séria crise de segurança desde a celebração dos Jogos Olímpicos de 2016.

A onda de violência forçou o Governo brasileiro a enviar 10 mil soldados das Forças Armadas para a região em meados do ano passado e onde deverão permanecer até ao final de 2018.

O estado do Rio de Janeiro registou em 2017 o maior número de mortes violentas desde 2009, com 6.731 homicídios, número 7,5% maior do que no ano anterior, de acordo com um relatório do Instituto Regional de Segurança Pública.

O Rio de Janeiro também está a ser afetado por uma das maiores crises económicas da sua história depois de declarar estado de “calamidade financeira” (falência) devido aos Jogos Olímpicos e aos múltiplos escândalos de corrupção envolvendo governantes locais.