Mundo

Opositor do Governo russo Alexei Navalny anuncia libertação da prisão

None

O principal opositor ao Kremlin, Alexeï Navalny, anunciou hoje, na sua conta do Instagram, ter sido libertado da prisão de Moscovo, onde passou 20 dias por manifestações não autorizadas, suspendendo a sua campanha para as eleições presidenciais de março.

“Olá! Estou fora”, escreveu Alexeï Navalny na sua conta, publicando uma foto em que mostrava estar na rua.

Segundo a France Presse, a polícia organizou a libertação de forma a evitar a multidão de jornalistas em frente ao centro de detenção de Moscovo.

Alexeï Navalny, que anunciou a intenção de se candidatar às eleições presidenciais de março do próximo ano, acrescentou estar “pronto para trabalhar” e disse que vai viajar para Astrakhan (no sudoeste) para participar numa manifestação a que as autoridades locais deram luz verde.

Na sua mensagem, o advogado de 41 anos referiu, num tom mais leve, que enquanto estava na prisão leu 20 livros, aprendeu algumas palavras do Quirguistão e bebeu 80 litros de chá.

Antes desse anúncio, os apoiantes de Alexeï Navalny penduraram uma bandeira numa ponte perto do Kremlin, proclamando ser “hora de se livrarem de Putin e de elegerem Navalny”.

O líder da oposição a Vladimir Putin já cumpriu este ano três penas de prisão, de 15, 25 e 20 dias, devido à organização de manifestações não autorizadas contra o Governo de Putin.