Mundo

Novo modelo económico acaba com dependência do petróleo na Venezuela

O Presidente da Venezuela afirmou que o país está a iniciar um novo modelo económico, diversificado e sustentável, centrado na igualdade social e direitos dos trabalhadores, independente dos rendimentos da atividade petrolífera.

“Estamos a viver o primeiro ano, 2017, de um novo modelo e de uma nova época histórica da economia”, afirmou Nicolás Maduro na quinta-feira à noite, durante a inauguração da Expo Venezuela Potência 2017.

“Acabou-se o modelo” produtivo depedente dos rendimentos petrolíferos, sublinhou.

O Presidente venezuelano sublinhou que “mais de 90%” do aparelho produtivo do país pertence a empresas privadas e pediu aos empresários para apoiarem o novo modelo económico venezuelano.

Maduro acrescentou que o governo quer incentivar a produção venezuelana e criar condições para substituir importações de produtos e captar divisas por outras vias que não a exportação petrolífera.

“Temos que captar juntos as divisas, administrar, distribuir, investir cada dólar, para garantir o desenvolvimento económico, matérias primas e reinvestimento”, frisou no discurso transmitido em direto pelas rádios e televisões venezuelanas.