Mundo

Mónica Jaco eleita ‘Miss Portuguesa África do Sul - 2017’

None

Mónica Jaco, uma estudante de 17 anos de idade, foi eleita ontem (sábado), ‘Miss Portuguesa África do Sul - 2017’, sob uma chuva de aplausos e gritos de aprovação. Um concurso realizado no Teatro Marcellus, no Emperors Palace, em Kempton Park, com lotação esgotada,

A Miss Portuguesa África do Sul é natural de Klerksdorp e residente em Wilkoppies, província do Noroeste, a cerca de 170 kms de Joanesburgo. É filha de Victor Jaco e Stela Jaco, naturais de Lourenço Marques e de Faro, respectivamente.

Está assim aberto o caminho para a participação noutros concursos de beleza a nível internacional, concluindo os ‘big four’. A partida para Lisboa está prevista para o mês de Julho, a fim de tomar parte no concurso ‘Miss Portuguesa’. Para além disso, irá frequentar workshops e ensaios com vista à gala final, bem como dar cumprimento a compromissos sociais.

Para a juventude portuguesa na África do Sul este concurso reveste-se de especial interesse, tendo em conta a existência, de há muitos anos, de um défice cultural. Muito pela acuidade da organização ‘The Best of Portugal’ na programação, numa acção fecunda de cultura portuguesa, que culminou num evento que revelou à própria comunidade mais de uma dezena de artistas de grande qualidade, até agora praticamente desconhecidos ou ignorados.

A anteceder a eleição, a actuação dos artistas Katia da Ponte e Miguel Pregueiro foram merecedores dos maiores aplausos, pela forma talentosa como se exibiram e que são apanágio da comunidade lusa na África do Sul. De salientar o acompanhamento de Kátia da Ponte a interpretar o fado. A artista foi acompanhada ao som de um ‘bouzouki’ (bandolim grego ), tocado pelo artista Kostas, e ainda por Tex Teixeira ao piano, o que rematou com sucesso a exibição deste jovens artistas

A nova ‘Miss Portuguesa África do Sul - 2017’ disse ao DIÁRIO que viveu um turbilhão de “feelings”, pois não esperava ser a eleita. “De momento estou atónita e começo a realizar uma grande responsabilidade e também a honra de representar a nossa comunidade no maior concurso de beleza português onde irei dar o melhor de mim mesma”, sublinhou.