Mundo

Metropolitano de Caracas pela primeira vez sem serviço comercial

None

O Metropolitano de Caracas suspende hoje, pela primeira vez, a prestação de serviço comercial, no dia em que a oposição convocou os venezuelanos para uma nova marcha de protesto contra o que diz ser um golpe de Estado.

“Para proteger os usuários, pessoal e instalações, as estações do sistema Metro de Caracas não prestam serviço comercial”, explicou a empresa, na sua conta oficial do Twitter.

O encerramento das 53 estações das cinco linhas do Metropolitano aconteceu às 08:00 locais (13:00 em Lisboa) após a hora de ponta.

O serviço de metro foi igualmente suspenso em Los Teques (15 quilómetros a sul da capital), bem como o sistema de autocarros que fazem parte do transporte terrestre da empresa, conhecido como BusCaracas.

Na semana passada, o Metropolitano encerrou 27 estações, naquele que era até agora o maior número de encerramentos.

A oposição venezuelana prevê realizar, ainda hoje, a sétima tentativa para chegar ao centro de Caracas, até à Defensoria do Povo (espécie de Provedoria de Justiça).

Desde 04 de abril que as manifestações a favor e contra o Governo venezuelano se têm intensificado. A oposição tem protestado para exigir a convocação de eleições gerais no país, a libertação dos presos políticos e o fim da repressão.

Também contra duas recentes sentenças em que o Supremo Tribunal de Justiça concedeu poderes especiais ao chefe de Estado, limitou a imunidade parlamentar e assumiu as funções do parlamento.

De acordo com as autoridades venezuelanas, na violência registada nos protestos antigovernamentais nas últimas semanas morreram 26 pessoas, 437 ficaram feridas e 1.289 foram detidas, das quais 65 continuam presas.